O grande potencial no agronegócio e a proximidade com o Mercosul são dois motivos relevantes para colocar o Estado como importante parceiro de negócios da Índia. O assunto foi tratado pelo embaixador do país asiático no Brasil, Sunil Lal, recebido nesta terça-feira (14) pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, na sede da entidade, em Porto Alegre. Em sua segunda visita à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Lal acredita na viabilidade de Brasil e Índia ainda crescerem muito economicamente juntos, e lembrou a demanda de seu país, com 1,2 bilhão de habitantes, por alimentos, além da força de trabalho local, a maior do mundo. São mais de 513,6 milhões de pessoas. “Há grande interesse do governo indiano em trabalhar com o brasileiro e muitas áreas econômicas em comum”, salientou.

A corrente de comércio entre Índia e Brasil teve uma queda de 28,62% em 2016, na comparação com o ano anterior. Perdas ocorreram também na relação com o Rio Grande do Sul, cujo resultado foi 11,82% inferior no período. Os gaúchos venderam US$ 154,2 milhões aos indianos, especialmente óleo de soja. Em relação às importações, de um total de US$ 80 milhões, outras caixas de marchas para tratores ou dumpers foi o principal produto adquirido pelo RS. No encontro, que contou também com a presença do diretor do CIERGS Aderbal Lima, Sunil Lal lembrou ainda que o governo da Índia busca atrair empresas interessadas em se estabelecer naquele país.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2017 - 17h17