Indústria 4.0 é destaque na maior feira industrial do mundo

Extensa e movimentada, a Feira de Hannover é a vitrine perfeita da materialização de ideias que pareciam ser possíveis apenas em obras de ficção científica. A edição 2016 do maior salão industrial do mundo se dedica à nova era dos processos produtivos, chamados de Indústria 4.0. Com 5 mil expositores, o evento marca o lançamento anual de tecnologias e tendências. Uma missão articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e integrada por dezenas de empresários de cinco Estados (Rio Grande do Sul, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e Roraima) mais o Distrito Federal participa do evento, que termina nesta sexta-feira.

A delegação contou com 16 empresas brasileiras, em uma ação fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) - via Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) -, FIERGS e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As atrações da feira foram divididas em cinco temas: pesquisa e desenvolvimento, automação industrial, suprimentos industriais, energia e indústria digital. Um dos destaques do último tema é a Fábrica do Futuro, criada pela alemã SAP, desenvolvedora de softwares. Em cases reais, a SAP mostra aos visitantes como suas soluções digitais transformam a produção das empresas que usam seus sistemas ao permitir maior autonomia na produção por meio da conectividade e de estações de controle unificadas. Clientes podem escolher as especificações e fechar pedidos pela internet. Os dados são enviados diretamente para as máquinas, que recebem e enviam informações em tempo real para o sistema.

Os controles permitem, por exemplo, que as máquinas fabriquem em grande escala produtos altamente customizados. “Desta maneira, além de atender exigências detalhadas dos clientes, a produção é condicionada à demanda. Ou seja, não existe estoque. Há uma redução significativa dos custos”, explica Stephan Meier, engenheiro da empresa. Em outra aplicação, o sistema de rastreamento contínuo dos produtos reduz a margem de erro na produção e elimina a chance de errar a entrega ao cliente.

Os participantes da missão da FIERGS têm acesso a novas oportunidades de negócios, novos produtos e tecnologias de ponta, agenda de networking, além de contatos com expositores e visitantes de todo o mundo e um estande com espaço para reuniões. O apoio é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Enterprise Europe Network (EEN).

Publicado sexta-feira, 29 de Abril de 2016 - 15h15