Industriais gaúchos mobilizados em Brasília

Uma comitiva com 56 industriais gaúchos, liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, estará em Brasília, na próxima quarta-feira (17), numa ação de mobilização contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95), que reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais e aumenta o adicional na hora extra de 50% para 75% do valor da hora trabalhada.

O objetivo da mobilização é promover encontros com líderes partidários e com os 31 deputados da Bancada Federal Gaúcha. "A FIERGS propõe o debate de uma ampla Reforma Trabalhista a partir de 2011, pois o momento, em ano eleitoral, é inoportuno para debater alguma mudança agora", aponta Paulo Tigre.

A mobilização faz parte de uma ação coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Todas as quartas-feiras, líderes empresariais das federações industriais do País se reúnem em Brasília com deputados de seus Estados para discutir o tema.

Na última semana de fevereiro, um grupo de industriais, tendo à frente o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, esteve com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e lideranças dos partidos. Monteiro Neto destaca que a imposição por lei de uma jornada única é prejudicial ao Brasil, "um País heterogêneo, com diferentes situações no mundo do trabalho". Para ele, a livre negociação é o melhor caminho.

A indústria entende que a menor jornada de trabalho estimulará a informalidade do emprego e aumentará os custos e os preços dos produtos. Como consequência, provocará demissões. "A política adequada é aquela voltada para a geração de empregos, como a redução dos custos das empresas e da carga tributária", argumenta Paulo Tigre.

Publicado sexta-feira, 12 de Março de 2010 - 0h00