Industrial gaúcho termina o ano sem confiança, apesar da leve melhora em dezembro

O ano termina com uma leve melhora no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), levantamento mensal realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Ele subiu pelo segundo mês consecutivo, após atingir o menor piso, de 35,2 pontos em outubro, e alcançou 38 pontos em dezembro, o melhor patamar em seis meses. Mesmo assim, bem abaixo dos 50 pontos, revela que a falta de confiança continua bastante disseminada. “Os resultados do ICEI-RS de dezembro mostraram algum alívio no difícil ambiente enfrentado pelas empresas. Contudo, os níveis dos indicadores seguem muito baixos, em uma demonstração que o pessimismo predomina entre os empresários. Sobretudo, para a economia brasileira, que enfrenta grandes desequilíbrios e uma profunda recessão potencializada pela crise política”, ressalta o presidente da FIERGS, Heitor José Müller.

A maior contribuição para o aumento da confiança no último mês do ano foi dada pelas expectativas para os próximos seis meses, que, todavia, continuam em terreno negativo. O indicador geral passou de 39,2, em novembro para 42,1 pontos, em dezembro, puxado pela melhora nas perspectivas com o futuro das empresas. Este índice atingiu 49,3 pontos, 4,5 acima do mês anterior. Em contrapartida, os empresários continuam muito pessimistas com a economia brasileira. O item praticamente se manteve estável, em 27,8 pontos em dezembro, quase igual a novembro (28,1).

Ao mesmo tempo, o indicador que mede as condições atuais apresentou um pequeno crescimento, de 29,2 para 30 pontos no período, mantendo, contudo, o diagnóstico de forte piora. Também as condições da economia brasileira (19,8 pontos) não se alteraram, enquanto que as das empresas subiram de 33,8 para 35,1 pontos no período. Segundo Müller, a falta de confiança na indústria gaúcha é um entrave para os investimentos e para a retomada do setor, que não vê qualquer perspectiva de melhora nos próximos meses.

O ICEI-RS varia em uma escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo.

FIERGS 29/08/2016 às 16h52
 Na próxima segunda-feira (5), o Sesi abre oficialmente as portas de sua nova sede em Bento Gonçalves (na Av. Presidente Costa e Silva, 130).
FIERGS 26/08/2016 às 16h27
O Senai-RS estará na Expointer 2016, de 27 de agosto a 4 de setembro com uma Unidade Móvel Mecânica de Usinagem a CNC.
FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...