Você está aqui

 
O Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), iniciou na manhã desta sexta-feira (28), no Centro de Eventos da FIERGS. “Aproveitem para brincar e crescer”, disse o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, em sua saudação de abertura aos participantes. O evento busca despertar o interesse das crianças e jovens por ciências e matemática e contribuir para formar futuros engenheiros e cientistas.  O desafio desta temporada, Trash Trek, envolve a busca de soluções para o lixo nosso de cada dia. Com isso, os estudantes tem de identificar um problema na maneira como lidamos com o lixo, desenvolver uma solução e compartilhar essas ideias. Os temas podem ser do tipo resíduos de comida, resíduos de materiais eletrônicos (como telefones e computadores), resíduos perigosos (lixo hospitalar, produtos químicos, etc.), aterros, processos de reciclagem e classificação do lixo, além do uso de insumos no processo produtivo. Os resultados se transformam em projetos de pesquisa que serão apresentados e avaliados durante a competição. 
 
As 40 equipes (39 do Estado e uma de Santa Catarina) serão avaliadas também em outras três categorias: Design de robô, em que os alunos planejam, projetam e constroem robôs com peças Lego. Depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida com uso da tecnologia Mindstorms. Na categoria Core values, o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre as equipes. E finalmente, o Desafio do robô, quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição, em partidas de até 2’30”.
 
A intenção é proporcionar uma experiência divertida e criativa, desafiar as crianças a resolverem problemas do mundo real usando a robótica e ensiná-las a experimentar e superar obstáculos, construindo assim a autoestima, confiança, conhecimento e habilidades para a vida, por meio da diversão em ciência e tecnologia. A gerente de Projetos Educacionais do Sesi Nacional, Barbara Trajano, que também falou na abertura do evento, explica que o aprendizado acontece de diversas formas, com as crianças sendo estimuladas a pesquisar, os técnicos orientando e os juízes, que além de avaliar, dão dicas importantes para o desenvolvimento contínuo das equipes. “Todos aprendem juntos”, comentou. Os vencedores participam da etapa nacional que acontece em março de 2016, em Brasília. 
 
O Torneio de Robótica segue na tarde de hoje e amanhã durante o dia. A premiação, por volta das 17h, encerra a programação.
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
Publicado sexta-feira, 27 de Novembro de 2015 - 11h11