Inovação tem apoio para financiamento

Empresários conheceram detalhes do Cartão BNDES para financiamento de serviços tecnológicos

Trezentas pessoas de empresas gaúchas acompanharam, na FIERGS, o seminário "Contratação de Serviços Tecnológicos via Cartão BNDES: crédito e competitividade para a sua empresa", que apresentou oportunidades de utilização do benefício por empresas, que podendo estas serem tanto contratantes como fornecedoras de serviços e itens.

O Cartão BNDES funciona como um cartão de crédito. Todas as operações são feitas pela Internet e permitem que empresas de qualquer natureza com faturamento até R$ 60 milhões ao ano tenham acesso a recursos de no máximo R$ 500 mil em 48 vezes fixas, com juros de 0.97% ao mês. Atualmente, circulam cerca de 205 mil cartões BNDES no País, com um crédito de R$ 7,3 bilhões. No Rio Grande do Sul, são 14 mil unidades e R$ 430 milhões.

A intenção é incentivar as práticas de inovação em indústrias e prestadores de serviços. O gerente de fomento do cartão BNDES, Vitor Hugo Ribeiro, destacou que a ferramenta existe desde 2003 e que envolve um grande número de empresas para a contratação ou prestação de serviços. "Hoje são mais de 100 mil produtos e 14 mil fornecedores cadastrados para que todas as cadeias produtivas sejam atendidas", disse.

Além da palestra sobre o tema, o evento ainda contou com a apresentação de serviços disponíveis na rede de nove centros tecnológicos e dos 132 pontos de atendimento do Senai no Rio Grande do Sul e que podem ser financiados pelo Cartão BNDES para ampliar as práticas inovadoras . "As empresas gaúchas sempre foram inovadoras e esperamos que a utilização do cartão BNDES possa levar adiante esta tradição", reforçou o diretor regional do Senai, José Zortéa.

Mais informações sobre o Cartão BNDES podem ser obtidas no posto de informações da instituição na FIERGS, pelo telefone 3347-8796.

Publicado quarta-feira, 5 de Agosto de 2009 - 0h00