Você está aqui

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) tem como meta para o próximo ano estimular a cultura da inovação nas empresas, desenvolver profissionais nas competências de liderança e gestão as quais atendam aos desafios das empresas, e atuar no desenvolvimento de carreiras formando jovens para o mercado de trabalho e preparando as empresas para receberem esses jovens talentos. Em 2017, as atividades do IEL serão aquelas com maior potencial de impactar o futuro. A intenção é explorar cenários (workshops Telescópio e Metamorfose), construir estratégias baseadas em inovação (Aceleração + Competências para a Inovação), mudar o mindset das lideranças (Educação Executiva e Coaching), modernizar a gestão (Capacitação Empresarial), encaminhar jovens para o mercado de trabalho (Estágio + Talentos em Debate) e preparar as empresas para receberem esses talentos (Diálogos para o Futuro). 
 
Neste sentido, em 2016, foram realizados 3,7 mil atendimentos a empresas com 120 horas prestadas em consultorias e assessorias. Também este ano o IEL-RS inseriu 873 estagiários e teve 35 novos contratos com empresas. Ainda contou com 3,1 mil inscrições em programas de capacitações de estudantes.
 
Os eventos com maior destaque foram o 4º Fórum de Inovação, que abordou o tema Design Thinking na Vida Real. Além de especialistas como Marcelo Quinan, fundador da NoOne, e Eduardo Zancul, professor da Escola Politécnica da USP, também houve relato de empresas. O evento teve 400 participantes. Com parceria da Insper, o Educação Executiva abordou como tema Contexto Brasil e os impactos para execução da estratégia, e foi realizado no Ecoresort Vila Ventura, em Viamão, nos dias 7 e 8 de novembro.
 
O Talentos em Debate, em 27 de setembro, objetivou promover uma discussão sobre o mercado de trabalho atual bem como estabelecer um diálogo sobre desenvolvimento de carreiras e a orientação profissional para jovens. Ao longo do dia foram realizadas cinco palestras sobre Como tirar as ideias do papel, Futuro e Tecnologia, Trabalho e Diversão a partir da ótica da indústria de games, O mundo das Startups e sobre Resultados. Contou ainda com dez oficinas sobre temas diversos que ocorrem nos intervalos das palestras principais.
 
O Programa de Capacitação Empresarial foi lançado em março com palestra de Moysés Simantob, que abordou o tema Valorização e incentivo à inovação, em Passo Fundo. Já o workshop Insights para uma Visão de Futuro, com a Hyper Island, no dia 23 de março, contou com a participação de 94 pessoas oriundas de 87 empresas. Além disso, foram realizadas oito edições dos workshops de inovação do IEL em Porto Alegre, Passo Fundo e Bento Gonçalves, com um total de 157 participantes de 42 empresas. Outra ação realizada foram os dois workshop Toolbox na Capital e em Caxias do Sul. O Inova Talentos contou com 168 bolsistas e 90 empresas com o objetivo ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. 
 
Foto: Dudu Leal
 
 
 
 
 
 
Publicado quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016 - 12h12