Você está aqui

Inventor do Pen drive estará no Congresso de Inovação

Um dos inventores da primeira unidade flash USB, conhecido comercialmente como pen drive, K.S. Pua, da Malásia, estará no 5º Congresso Internacional de Inovação, nos dias 30 e 31 de outubro, no Teatro do Sesi em Porto Alegre. Pua é presidente e CEO da Phison Electronics Corp, empresa de Tecnologia da Informação em Taiwan e vai lançar, durante o evento, a versão em português de sua obra "Driven to Success - Tech Star Phison's US$ 1 Billion Journey", onde conta a história dos dez anos da empresa e como ela, em 2010, já valia mais de US$ 1 bilhão. O livro será lançado com o nome Rumo ao Sucesso. Com o tema Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riquezas, o evento, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Sesi-RS e Senai-RS, vai abordar assuntos como consumo colaborativo, educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento, com especialistas de todo o mundo.

Steven Johnson, professor da New York University, crítico cultural com coluna no New York Times e no The Wall Street Journal, e autor do livro "De onde vem as boas ideias?" será uma das atrações. Johnson defende o acesso irrestrito dos jovens aos videogames e sites de relacionamento. Conforme ele, este tipo de mídia possui virtudes intelectuais e cognitivas diferentes, mas não inferiores à leitura. Ele acredita que as grandes inovações contemporâneas não surgiram da necessidade dos consumidores, mas da capacidade de sermos criativos com recursos que estão disponíveis. Com sua experiência em neurobiologia, ele explica de modo simples, como a criatividade pode melhorar radicalmente o desempenho pessoal e organizacional, e como as novas formas de conexão influenciam os negócios e a economia.

Este ano, o evento terá o Reino Unido como país parceiro, como parte da Temporada UKBrasil, desenvolvendo o tema Indústria Criativa no dia 31. O painel terá palestra de Nitin Dahad, que vai falar sobre Como o Reino Unido se tornou líder mundial na criação de novas experiências e aplicações em mídias digitais, e de Mark Hillary sobre a cobertura dos jogos olímpicos pelas mídias sociais. Três cases serão apresentados: Pandorga Technologies, por Diego Moreira; FabriQate, por Aneesh Varma; e Alle Design, por Patricia Bruscato.

O evento contará ainda com a cerimônia de premiação do Prêmio Pesquisador Gaúcho − Fapergs, no dia 30, às 18h, e no dia 31, do Prêmio Finep de Inovação da Região Sul, a partir das 17. Informações e inscrições: www.fiergs.org.br/inovacao2012.

Veja mais

FIERGS 1/12/2016 às 18h39
O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, anunciou, nesta quinta-feira, o nome do sucessor para a...
Saiba mais
FIERGS 1/12/2016 às 18h21
As perspectivas do comércio internacional a partir de acordos como a Parceria Transpacífico (TPP), negociado entre Estados Unidos e 11 países do Pacífico...
Saiba mais
FIERGS 30/11/2016 às 18h53
“A redução na taxa de juros já era esperada. Entretanto, acreditamos que essa queda poderia ter sido maior.
Saiba mais