Você está aqui

Lançada no RS rede que identifica raios e tempestades

O Rio Grande do Sul já conta com uma importante ferramenta para evitar surpresas climáticas. Foi lançada na segunda-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas, a BrasilDAT, desenvolvida pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Elat/Inpe). Sensores foram instalados em seis cidades gaúchas (Casca, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Viamão e Uruguaiana), detectando 95% dos raios no Estado e em países vizinhos. No Brasil, a rede opera com 55 sensores, localizados em diferentes regiões.

"Muitas vezes somos surpreendidos com as incertezas do tempo e as descargas elétricas. A FIERGS se tornou parceira na divulgação desta ferramenta, que é uma importante aliada na tomada de decisões e medidas para evitar os prejuízos causados por raios e tempestades, não só para a indústria como para a sociedade gaúcha", afirmou o coordenador do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS, Torvaldo Marzolla Filho, na abertura do evento.

"O sistema identifica descargas atmosféricas nas nuvens e vai beneficiar o sistema de monitoramento responsável por emitir alertas sobre a proximidade de tempestades severas, chuvas fortes, ventos, granizos e tornados, além de raios que atingem o solo", explicou o diretor da Rede BrasilDAT, Osmar Pinto Júnior. "No Rio Grande do Sul, há evidências do aumento de tempestades severas. Os problemas climáticos estão ficando mais complexos e precisamos unir forças e trabalho de pesquisa cada vez mais especializado", finalizou.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais