Você está aqui

Leis de incentivo e políticas empresariais são debatidas no Congresso Internacional de Inovação

No final da manhã de terça-feira (18), o Congresso Internacional de Inovação foi palco de debate entre especialistas do Brasil e exterior sobre os incentivos à inovação no País. A mesa redonda, mediada por Marcelo Gaspar de Carvalho, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da UNITEC/SENAI, contou com a presença de Hitendra Patel, especialista em inovação de negócios; Deborah Wince-Smith, presidente do Conselho de Competitividade dos Estados Unidos; Renato Turk Faria, presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul; Marcelo Lopes, diretor geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção à Amazônia (CENSIPAM); e Alceu Castello Branco, gestor técnico do Movimento Brasil Competitivo.

O I Congresso Internacional de Inovação é realizado pelo Sistema FIERGS - Sesi, Senai e IEL, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Entre os principais pontos debatidos, estiveram as mudanças que devem ocorrer nos Estados Unidos em relação à eficiência energética, a dificuldade de apoio à inovação em muitas empresas, e como criar modelos locais de empresas competitivas por meio de leis de incentivo.

Alceu Castello Branco apresentou o trabalho realizado pelo Movimento Brasil Competitivo em todas as regiões do país, para melhoria da competitividade nas esferas pública, privada e terceiro setor. Citou diversos prêmios de reconhecimento às melhores práticas e iniciativas promovidas pelo Movimento, além de resultados obtidos em alguns estados do país por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública (PMGP). Este Programa já está sendo desenvolvido nos Governos de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e nas Prefeituras Municipais de São Paulo e Porto Alegre. O Movimento Brasil Competitivo foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população.

Publicado Terça-feira, 18 de Novembro de 2008 - 0h00