Mano Menezes prestigia atletas do futuro

Surpresa e alegria estampavam o rosto das cerca de 800 crianças que participaram do Festival do Atleta do Futuro no Parque Esportivo da Tramontina, em Carlos Barbosa, quando o convidado ilustre entrou no ginásio. A presença do técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes, foi um presente para meninos e meninas de Carlos Barbosa, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Guaporé que estiveram no evento. Com a paciência e atenção do líder dos maiores craques do futebol brasileiro, Mano atendeu não só as crianças com fotos e autógrafos, mas também a professores e funcionários do Sesi, pais e empresários que estiveram no festival. Mas o grande presente da presença do técnico foi sua mensagem às crianças: "Não é o sucesso que mede o valor das pessoas, mas o caráter, a lealdade e a dignidade. Nem todos vocês serão atletas, mas todos serão cidadãos e este projeto ajuda vocês a serem cidadãos melhores, que é o que o Brasil precisa".

Mano também contou um pouco de sua trajetória no Sesi, onde começou a trabalhar em 1987 e de onde saiu para ser técnico de futebol profissional em 1996. "O Sesi está repleto de profissionais que podem ensinar muito a vocês. Eles me ensinaram muito e espero que vocês saibam aproveitar estes ensinamentos", destacou. O técnico da seleção brasileira ainda deu mais um conselho às crianças. "Estudem. O estudo vai fazer vocês terem conhecimento para tomar decisões mais acertadas e que serão importantes na vida de vocês", alertou. No final, Mano fez um pedido. "Acho que como atletas vocês não vão estar na Copa do Mundo de 2014, mas poderão ser exemplo como torcedores. A seleção ainda não está boa, mas estamos trabalhando todos os dias para que ela fique cada vez melhor. E prometo que em 2014 teremos uma seleção com capacidade e competência para jogar e ganhar", disse ele.

O presidente do Conselho Consultivo do Sesi em Bento Gonçalves, Danilo Cavagni, afirmou que as crianças são os grandes agentes de desenvolvimento do Brasil. "Este projeto está dando resistência a vocês, atletas do futuro, para encarar a vida. Ninguém joga sozinho, mas é da colaboração individual que se faz um grande time. O Brasil precisa da força individual de cada cidadão para se desenvolver", lembrou. O superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa, usou o exemplo de Mano Menezes para dar sua mensagem. "Quando temos um sonho, com muito trabalho e garra, a gente consegue alcançá-lo", enfatizou.

A proposta do Programa Atleta do Futuro é apresentar às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não só o esporte, mas também hábitos saudáveis no turno inverso ao da aula, duas vezes por semana, por uma hora e meia. Totalmente gratuito, é destinado a filhos de industriários, e busca proporcionar às crianças e adolescentes uma ação de formação esportiva que possibilite a inclusão social, a especialização em idade adequada e a diversificação de modalidades. Além disso, visa provocar uma reflexão acerca dos atletas que necessitamos no futuro, com uma formação mais abrangente, ou seja, trabalhar o esporte além do esporte, desenvolvendo conceitos transversais como saúde, educação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Estão sendo atendidas atualmente mais de 12 mil crianças em todo o Rio Grande do Sul. Até os dez anos, eles experimentam o maior número possível de modalidades esportivas, a fim de identificarem qual a que mais gostam. Depois deste período já podem optar por um e ter um treinamento mais específico.

Publicado segunda-feira, 28 de Novembro de 2011 - 0h00