Manufatura avançada e Indústria 4.0 no foco da FIERGS

A ideia de que o futuro é distante não se aplica mais à indústria e seus processos produtivos. A FIERGS, por meio de seu Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), apoia parceiros que estão de olho no impacto da tecnologia no desenvolvimento do setor. É o caso do Programa Future Footwear (FF), um verdadeiro guarda-chuva de ações que busca entender e reestruturar as empresas para o futuro da indústria calçadista. Lançado em 2016, agora ele se aproxima da fase de apresentação de um plano estratégico que visa a aumentar a competitividade e a rentabilidade desse segmento. É liderado pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

A intenção do trabalho é, por meio do desenvolvimento e implementação de iniciativas e ações no âmbito do design (produtos), negócios e empreendedorismo (modelo de negócios) e tecnologia (processo), perseguir uma audaciosa meta e fazer do setor uma referência internacional. Desde que foi constituído o grupo de apoiadores, a FIERGS participa das atividades com as contribuições que sustentam o objetivo geral. O Instituto Senai de Tecnologia – Calçados e Logística também integra a ação.

Na visão do presidente da FIERGS, Heitor José Müller, todos os esforços destinados a alavancar negócios e deixar as empresas gaúchas em nível de competição ideal para com os concorrentes internacionais merecem atenção e dedicação. “A FIERGS é uma instituição de representação que, ao longo dos últimos anos,  principalmente, aprendeu o quanto é valioso o senso de inovação para conquistar mercados que garantem produções contínuas”, argumenta. Ao se atualizar, conhecer e entender tendências mundiais, diz o presidente, as indústrias conseguem se destacar. “E é exatamente isso que precisa ser perseguido quando as tecnologias se tornam acessíveis e os modos produtivos nivelam concorrentes por preços. Só terá espaço no futuro – e já é assim – quem se diferenciar, se adaptar e souber usufruir bem da tecnologia digital integrada na produção”, explica.

No dia 30 de junho, no auditório da Feevale, na cidade de Campo Bom (rua Edgar Hoffmeister, 600), os organizadores do Future Footwear farão a apresentação do plano estratégico desenhado pelo Programa. Será pela manhã, das 9h às 12h, e o encontro é aberto ao público e imprensa. Na ocasião, serão demonstradas as ideias de como as indústrias podem (e devem) se preparar para adquirir tecnologia e avançar em processos já informatizados, sobretudo buscando economias de energia e custos gerais.

“Os conceitos de manufatura avançada ou a nomenclatura adotada, principalmente na Alemanha, de Indústria 4.0 causam ainda desconfiança em alguns líderes de empresas, mas não há como fugir desse caminho”, reforça o presidente da FIERGS, lembrando que a automação digitalizada, por exemplo, está comprovadamente gerando muito mais eficiência e produtividade.

Publicado segunda-feira, 26 de Junho de 2017 - 15h15