Marinha do Brasil busca fornecedores no RS para atender expansão

A Marinha do Brasil busca fornecedores em todas as regiões do Brasil para atender as suas demandas, que deverão duplicar em 20 anos. Com este objetivo, o capitão-tenente Igor de Assis Sanderson de Queiroz se reuniu, nesta terça-feira (18), com cerca de 100 industriais. "A nossa política é comprar com qualidade ao menor custo", afirmou no encontro promovido pelo Comitê Gaúcho da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), na sede da entidade. De acordo com o coordenador do Conselho da Pequena e Microindústria da FIERGS, Alexandre De Carli, esta é uma grande oportunidade para o crescimento das empresas gaúchas e, para aproveitá-la, é preciso estar preparado.

Na sua palestra, Queiroz apresentou o potencial de compras e orientou as indústrias de como devem proceder para terem a Marinha do Brasil entre seus clientes, além de apresentar o controle de qualidade exigido, a forma de efetivar os pagamentos e como tomar conhecimento das licitações. "Não adianta ter bom preço e pouca qualidade. Temos laboratórios próprios e outros credenciados para garantir que as normas técnicas sejam seguidas pelos fornecedores", salientou.

Dentro da Estratégia Nacional de Defesa, até 2020 haverá ampliação e modernização da Marinha. O capitão-tenente antecipou que o efetivo de homens e mulheres passará de 59 mil para 115 mil, além da construção de nova esquadra e de submarinos. "Teremos uma grande demanda de bens e serviços nos próximos anos. A indústria brasileira poderá crescer junto com a ampliação das Forças Armadas", afirmou.

Apenas em 2010 o potencial de compras foi de R$ 31 milhões em gêneros alimentícios, R$ 20,7 milhões em fardamento, R$ 7,3 milhões em materiais de saúde, além de R$ 56 milhões em combustíveis e lubrificantes, entre outros insumos. Segundo capitão-tenente, há atualmente uma série de medidas que privilegiam o fornecedor brasileiro, principalmente micro e pequenas empresas. As licitações ocorreem via pregão eletrônico, modalidade que corresponde a mais de 90% das compras do órgão.

FIERGS 29/08/2016 às 16h52
 Na próxima segunda-feira (5), o Sesi abre oficialmente as portas de sua nova sede em Bento Gonçalves (na Av. Presidente Costa e Silva, 130).
FIERGS 26/08/2016 às 16h27
O Senai-RS estará na Expointer 2016, de 27 de agosto a 4 de setembro com uma Unidade Móvel Mecânica de Usinagem a CNC.
FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...