Você está aqui

A dupla de Mecatrônica (Gustavo Andreola e Lucas Tochetto) conquistou o terceiro ouro para o Senai do Rio Grande do Sul na Seletiva Worldskills 2017, em prova realizada em Maceió (AL). O Estado tem grande tradição na ocupação de Mecatrônica. Em todas as edições nacionais, foram três medalhas de prata e oito de ouro. Na outra competição realizada esta semana Modelagem de Protótipos, o aluno gaúcho ficou em quarto lugar. O Rio Grande do Sul tem ainda ouros em Tecnologia de Midia Impressa e Joalheria, três pratas (Pintura Automotiva, Tecnologia Automotiva e Eletricidade Industrial) e um bronze (Instalações Hidráulicas e de Aquecimento).
 
A próxima semana terá as últimas provas da Seletiva com Instalações Elétricas Prediais (Campo Grande/MS), Robótica Móvel (Vila), Movelaria (São José dos Pinhais/PR), Refrigeração e Ar Condicionado (Cabo de Santo Agostinho/PE), Gestão de Sistemas de Redes (Florianópolis/SC), Design Gráfico (Gioânia/GO) e Manutenção Industrial (Salvador/BA). Os vencedores, além da medalha de ouro, serão treinado para representar o Brasil no Worldskills 2017, em Abu Dhabi. A equipe que representará o Brasil em Abu Dhabi será formada pelos estudantes que conseguirem o índice técnico de cada ocupação. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada Estado.
 
Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo Senai, campeão da 42º WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países.  Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo Senai. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.
 
A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.
 
(Crédito foto: Divulgação)
Publicado sexta-feira, 5 de Agosto de 2016 - 15h15