Você está aqui

Meeting aborda a importância da confiança criativa

O especialista em inovação Tom Kelley falou da importância da confiança criativa nas empresas na manhã desta quinta-feira na sede da FIERGS. Referência mundial em inovação Kelley apresentou uma pesquisa em que 80% das pessoas entendem que a criatividade é essencial nas empresas, mas que apenas 25% tem a oportunidade de usá-la no trabalho. "É a competência de liderança mais importante para as empresas que buscam um caminho de competitividade e desenvolvimento", afirmou. A trajetória para alcançar o desbloqueio do potencial criativo, conforme ele, tem cinco ideias básicas: 1) sempre comece pela empatia, 2) lance um olhar sobre a sua empresa, 3) trate a vida como um experimento, 4) construa uma organização que aprenda e 5) aproveite o poder da narrativa.

Autor do best seller Creative Confidence: Unleashing The Creative Potential Within Us All, ainda sem título em português, e diretor-geral da Ideo, empresa de design considerada uma das mais inovadoras do mundo, ele explicou que no primeiro passo é importante o entendimento do cliente, colocando-se no lugar dele: "se deve não só perguntar, mas também observar, tentar e aprender". No segundo passo, Kelley, que é um dos formuladores do chamado design thinking, destacou a importância de se ver com novos olhos. "Olhar o cotidiano de forma diferente, procurando os problemas. O contrário do deja vu, é o vuja de", disse. A terceira ideia, conforme Kelley, é experimentar. "Temos que experimentar o tempo todo, fazer protótipos. A chance de acertar é muito maior", comentou. O quarto conselho é aprender sempre. "A empresa deve estar aberta para aprender. Há muitas ideias fora da empresa que podem compor", salientou, citando a inovação aberta como exemplo de sucesso em várias organizações. Na última lição, o autor lembrou que as melhores ideias estão envoltas em histórias. "Contar histórias pode mudar comportamentos. A narrativa deve ser simples, ter algo inesperado, concreto, ser crível, emocional e ter a forma de uma história".

O Meeting Confiança Criativa, com quase 400 espectadores, teve ainda a apresentação dos cases da Mercur (Caixa de Expressão e Laboratório de Inovação Social) e da Bhio Suply (Centryport).

Publicado quinta-feira, 5 de Dezembro de 2013 - 0h00