AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Melhores estudantes do mundo em Mecatrônica chegam ao Estado

Competição

Os dois estudantes brasileiros com melhor desempenho do mundo em Mecatrônica chegaram a Porto Alegre, nesta terça-feira (11), com as medalhas de ouro conquistadas no WorldSkills 2011. O maior torneio de formação profissional do planeta, realizado em Londres, teve a participação de 944 competidores de 51 países. Os gaúchos Maicon Pasin e Christian Alessi, do Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai, de Caxias do Sul, desembarcaram no aeroporto Internacional Salgado Filho no início da tarde. Na bagagem também trouxeram a distinção Albert Vidal, da organização do Worldskills 2011, como melhor pontuação dentro da delegação brasileira. "Esse resultado mostra que as escolas do Senai realmente são um exemplo a ser copiado. Elas podem colocar os nossos jovens em condições de igualdade com os das nações mais desenvolvidas", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, que acompanhou a comitiva na Inglaterra.

Ao retornarem ao Estado, os dois alunos do Senai gaúcho destacaram o que esperam do reconhecimento de serem os melhores do mundo. "É um sentimento muito bom com tudo o que conquistamos, como o aprendizado, o conhecimento e as amizades. Agora vou fazer uma faculdade na área de Mecatrônica e trabalhar com algo que me possibilite mostrar o que adquiri. Também quero ensinar outras pessoas", relatou Maicon. Para Christian, a vitória foi resultado do trabalho de equipe e muito planejamento. "Foram dois anos de preparação e vou levar para o resto da minha vida a forma como lidamos com isso. E o ouro veio abrilhantar este momento e nos prospectar para o mercado profissional. Vou continuar minha faculdade e usar o Ensino Técnico para me formar como um profissional diferenciado", afirmou.

Os treinadores do Senai gaúcho Adriano Cenci (Joalheria) e João Olegário de Oliveira Souza (Eletrônica Industrial) também tiveram seus alunos premiados com a medalha de ouro. Além destas ocupações, o Brasil foi primeiro em desenho mecânico em CAD, mecânica de refrigeração e webdesign. Ganharam medalhas de prata os competidores de polimecânica, tecnologia da informação e design gráfico. O bronze ficou para as ocupações de fresagem CNC e soldagem. Essa é a segunda vez que o País fica em segundo lugar no WorldSlkills. A primeira, aconteceu em 2007, quando o torneio foi realizado no Japão.

No WorldSkills 2011, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Cingapura e outros países desenvolvidos. Os competidores brasileiros ganharam seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e mais dez certificados de excelência. Neste ano, 28 estudantes representaram o Brasil em 25 ocupações. O próximo WorldSkills será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.