Mesa-redonda debate responsabilidade social nas empresas

Evento faz parte da programação da Ação Global

Responsabilidade Social − Quem Pratica Deixa sua Marca no Futuro. Este foi o tema da mesa-redonda realizada nesta quarta-feira (14), na sede da Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). A iniciativa integra a programação da Ação Global, que acontece no próximo sábado (17), no município. O superintendente regional do Sesi, Edison Lisboa, lembrou que o pensamento deve estar no futuro. "Temos que nos preocupar com as novas gerações. Tentar com as discussões chegar o mais perto possível de soluções para o desenvolvimento sustentável" disse ele ao abrir o evento. A Ação Global, uma parceria da Rede Globo e do Sesi, é realizada anualmente e agrega o setor público, as empresas e as ONGs para oferecer serviços à comunidade.

O presidente da Acigra, Leandro Schafer, lembrou que a responsabilidade social já faz parte do planejamento estratégico das grandes empresas. "Agora, as pequenas empresas estão percebendo que também poderão fazer a diferença", destacou. "Para sermos competitivos, precisamos de profissionais com formação sólida, com saúde e outras necessidades atendidas", salientou o diretor do CIERGS e diretor industrial da Astória Papéis, Fernando Justo. Conforme ele, deveria haver mais medidas dos governos no sentido de facilitar o acesso das empresas, por exemplo, a tecnologias que visem à preservação ambiental.

O professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-RS, Emil Sobottka, afirmou que o trabalhador deve se sentir bem no local em que trabalha. "A empresa que não estiver ancorada e bem quista no seu entorno não conseguirá sobreviver", disse o professor, explicando que se o foco da sustentabilidade social não estiver dentro do ambiente profissional, não haverá motivação. Ele concluiu argumentando que certas responsabilidades do Estado foram repassadas para as empresas. "Mas somente a tarefa foi passada, o caixa continua sendo do Poder Público, através dos impostos arrecadados".

FIERGS 30/09/2016 às 18h13
O Senai promoveu esta semana a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a comunidade possa...
FIERGS 30/09/2016 às 17h27
 Cerca de 80 alunos receberam seus certificados de conclusão de cursos oferecidos pela Fun
FIERGS 30/09/2016 às 17h14
Estão abertas as inscrições para o primeiro ano do Ensino Médio das escolas Sesi de Pelotas (até 21 de outubro) e Sapucaia do Sul (até 14 de outubro).