Mesa-redonda debate responsabilidade social nas empresas

Evento faz parte da programação da Ação Global

Responsabilidade Social − Quem Pratica Deixa sua Marca no Futuro. Este foi o tema da mesa-redonda realizada nesta quarta-feira (14), na sede da Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). A iniciativa integra a programação da Ação Global, que acontece no próximo sábado (17), no município. O superintendente regional do Sesi, Edison Lisboa, lembrou que o pensamento deve estar no futuro. "Temos que nos preocupar com as novas gerações. Tentar com as discussões chegar o mais perto possível de soluções para o desenvolvimento sustentável" disse ele ao abrir o evento. A Ação Global, uma parceria da Rede Globo e do Sesi, é realizada anualmente e agrega o setor público, as empresas e as ONGs para oferecer serviços à comunidade.

O presidente da Acigra, Leandro Schafer, lembrou que a responsabilidade social já faz parte do planejamento estratégico das grandes empresas. "Agora, as pequenas empresas estão percebendo que também poderão fazer a diferença", destacou. "Para sermos competitivos, precisamos de profissionais com formação sólida, com saúde e outras necessidades atendidas", salientou o diretor do CIERGS e diretor industrial da Astória Papéis, Fernando Justo. Conforme ele, deveria haver mais medidas dos governos no sentido de facilitar o acesso das empresas, por exemplo, a tecnologias que visem à preservação ambiental.

O professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-RS, Emil Sobottka, afirmou que o trabalhador deve se sentir bem no local em que trabalha. "A empresa que não estiver ancorada e bem quista no seu entorno não conseguirá sobreviver", disse o professor, explicando que se o foco da sustentabilidade social não estiver dentro do ambiente profissional, não haverá motivação. Ele concluiu argumentando que certas responsabilidades do Estado foram repassadas para as empresas. "Mas somente a tarefa foi passada, o caixa continua sendo do Poder Público, através dos impostos arrecadados".

Publicado quarta-feira, 14 de Maio de 2008 - 0h00