Micro e pequenas empresas gaúchas recebem R$ 13,3 milhões para inovação tecnológica

As micro e pequenas empresas gaúchas que buscam a sustentabilidade por meio de projetos de inovação tecnológica passaram a contar, a partir desta sexta-feira, com o apoio do Edital Inova Pequena Empresa RS. A solenidade de assinatura do convênio, realizada na Universidade Sebrae de Negócios (USEn), formalizou a abertura de investimentos não-reembolsáveis no valor R$ 13,3 milhões. O evento contou com as presenças do vice-presidente do CIERGS e conselheiro do Sebrae/RS, Bolivar Moura, do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes.

De acordo com o ministro, o governo federal conta hoje uma política de ciência e tecnologia que apóia a pesquisa básica, fundamental e estratégica em inovação. "A novidade é a aproximação com o setor empresarial. Isso envolve um conjunto de iniciativas que tem como suporte a subvenção econômica para a inovação, que representa uma conquista importante para a sociedade brasileira", disse. A formalização do edital, destacou Rezende, reflete a chegada de uma nova etapa, onde a pesquisa em inovação tecnológica deixa de ser um privilégio concentrado na área acadêmica, e passa a ser difundida para o meio empresarial

Representando a FIERGS e o Sebrae/RS, Bolivar Moura, destacou que "o desenvolvimento competitivo entre as micro e pequenas empresas requer, a médio e longo prazo, a realização de capacitações, tanto no que diz respeito aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, quanto à intensidade do processo de inovação propriamente dito". Já o presidente da Finep, Luis Manoel Rebelo Fernandes, lembrou que "os países que mais e melhor investem em inovação abrem portas para uma saída rápida em meio à crise mundial instalada hoje no setor econômico. Este é um investimento no futuro".

Por meio do programa Inova Pequena Empresa RS, serão repassados recursos financeiros, diretamente aos empreendedores que apresentarem os melhores projetos de inovação tecnológica, a serem implantados dentro de seus estabelecimentos. Esta chamada pública representará um investimento de R$ 13,3 milhões do edital e até R$ 6,7 milhões provenientes da contrapartida financeira e econômica das empresas. O aporte de recursos entre os parceiros está assim distribuído: Sebrae/RS (R$ 3,634 milhões), FIERGS (R$ 700 mil) e Finep (R$ 9 milhões).

O edital é resultado da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), a Finep e a FIERGS, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), com o apoio do governo estadual, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs).

Publicado sexta-feira, 27 de Março de 2009 - 0h00