Você está aqui

Ministro do Trabalho propõe parceria com Sistema S

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, falou nesta sexta-feira (dia 31), em Porto Alegre, que é necessária uma parceria entre os setores público e privado para elevar a qualificação profissional do brasileiro. Para isto, propôs uma ação conjunta com as entidades do Sistema S.

Carlos Lupi participou de uma reunião-almoço na Federação do Comércio do Rio Grande do Sul, onde discutiu o tema com empresários, líderes políticos e sindicais, comentando que o principal desafio para os próximos anos é diminuir a distância entre os trabalhadores capacitados e as empresas que necessitam destas pessoas. "Em 2006, tivemos 890 mil vagas de emprego que não foram preenchidas e ao mesmo tempo o País tem cerca de 4 milhões de desempregados. Isto não faz sentido", disse.

Sobre o Sistema S, o ministro sugeriu que governo e empresas "rachem a conta" para preparar os trabalhadores fora do mercado de trabalho, sem condições de pagar por um curso de qualificação. O Governo Federal deve anunciar em setembro uma espécie de PAC da Educação, com altos investimentos, principalmente direcionados à juventude. "Reconhecemos a excelência com que estas instituições (Sistema S) têm atuado ao longo dos anos. E por isto, é fundamental que nos ajudem a preparar o trabalhador para o futuro", completou.

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, participou do encontro e disse que para o desenvolvimento industrial é fundamental a atualização dos profissionais, principalmente em relação aos aspectos tecnológicos. "O setor fabril sempre se preocupou com esta necessidade. O Senai teve um papel fundamental para que nossa indústria alcançasse o patamar atual".

O ministro do Trabalho ainda abordou a Reforma Trabalhista, ressaltando que considera a discussão fundamental, desde que as propostas não interfiram em direitos adquiridos pelos brasileiros, como a licença-maternidade e o 13º salário, por exemplo.

Veja mais

FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...
Saiba mais
FIERGS 19/08/2016 às 15h16
O Serviço Social da Indústria promove de 23 a 25 de agosto, no Centro de Atividades (R. 24 de Outubro, 180) de Erechim, o Sesi com Ciênci@, com o Museu...
Saiba mais
FIERGS 19/08/2016 às 15h09
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove no próximo dia 30 de agosto, a partir das 18h, o Meeting Sesi com o tema E-social: Interfaces do Riscos e...
Saiba mais