O presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, presidiu reunião conjunta dos conselhos regionais do Sesi e do Senai na última terça-feira, na sede da Federação das Indústrias.  O encontro teve a apresentação da retrospectiva das duas instituições nas duas gestões de Müller. “Saio feliz por ter conseguido mexer com a educação do Sistema”, disse Müller. “Mostramos que é possível fazer coisas diferentes  e conseguimos. Saio com o dever cumprido e grato”, destacou.

O Sesi mostrou a mudança do foco para a Educação, priorizando a metodologia que forma para o mundo do trabalho. O diretor-superintendente Juliano Colombo afirmou que houve um reposicionamento do Sesi pensando nas prioridades para a indústria. “O nosso foco passou a ser Educação, SST e Promoção da Saúde”, lembrou.  Ele destacou a inauguração das quatro escolas de ensino médio do Sesi (Pelotas, Sapucaia do Sul, Montenegro e Gravataí) já com reconhecimento de referência. Também ressaltou os programas de educação continuada, Educação para Jovens e Adultos e o aprender@aprender, que seguem a mesma metodologia. “Tivemos a consolidação da vocação da Segurança e Saúde no Trabalho, com novos produtos e agregando a oferta de treinamento em Normas Regulamentadoras e 20 novas unidades de odontologia”. Além disto, ocorreu uma unificação nas linhas de nutrição, lazer, responsabilidade social com base na adequação de conceitos e metodologias de vanguarda em promoção da saúde.

O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, enfatizou as mudanças realizadas no Senai com um modelo baseado na mobilidade e virtualidade, além da implantação dos Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia, modernização das unidades operacionais e aquisição de unidades móveis. As 11 novas unidades móveis se juntaram as sete que o Senai gaúcha já tinha e, juntas,  atenderam no ano passado 35 cidades gaúchas. “A virtualidade nos leva a qualquer canto do Estado e, por isto apostamos também na educação a distância”, ressalta Trein. As novas tecnologias agregam às aulas (presenciais ou EAD) ferramentas como realidade aumentada, material didático digital, simuladores e games educacionais. “Estamos usando instrumentos que fazem parte do dia a dia dos alunos, como aplicativos de celular, tornando o ambiente de aprendizagem mais atrativo”, explicou.

Ao final do encontro, o presidente recebeu uma placa em homenagem a sua gestão à frente do Sistema FIERGS dos dois conselhos regionais, entregue pelos integrantes mais antigos, Ademar de Gasperi (Senai) e Raul Heller (Sesi). A Orquestra Sesi de Lajeado também fez uma apresentação para Müller.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 14 de Julho de 2017 - 10h10