O futuro da economia nacional passa pela agroindústria

"A agroindústria faz parte dos primórdios do setor industrial do Rio Grande do Sul e também integra o futuro da nossa economia. Essa importância coloca o Brasil e o Estado como potenciais protagonistas no cenário global". A avaliação é do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, palestrante da reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha, nesta quinta-feira (20), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Ele destacou o agronegócio brasileiro como imbatível no mercado internacional, principalmente por conta da estrutura disponível no País, com terra em abundância, concentração de cerca de 20% da água do mundo e alto índice de períodos ensolarados que beneficiam a produção. "Aliado a isso, o Brasil necessita de políticas firmes advindas do governo federal. Precisamos industrializar mais a produção primária, adicionando valor às nossas exportações", analisa Müller. Para ele, a agenda de desafios do empresariado, o tema da palestra, inclui, entre outros itens, a reestruturação tributária, o câmbio, o custo do dinheiro e os juros mais elevados do mundo. "Apesar de ainda serem altos, os juros estão em queda. Esperamos que o Banco Central mantenha essa política de redução", prospecta.

Outro assunto abordado foi o Plano Brasil Maior do governo federal para o qual a FIERGS encaminhou sugestões de aprimoramento ao anúncio original. O presidente da FIERGS considera a política industrial um ponto de partida para a quebra de tabus, como a instituição do Reintegra, que há anos é praticado na Argentina, e consiste na restituição de 3% do imposto embutido no valor de produtos industrializados exportados. "Agora que existe o benefício, os próximos passos são aumentar esse percentual a partir de negociações", afirma.

Müller também ressaltou a importância da cooperação existente entre o Sistema FIERGS e instituições da Alemanha na área de educação e tecnologia. É o caso do Centro de Tecnologias Avançadas (Ceta-Senai), que mantém parceria com o Instituto Fraunhofer e com o Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, e os protocolos firmados entre a Universidade de Stuttgard com o Centro Nacional de Tecnologias Limpas e a Faculdade Senai de Tecnologia. "O investimento na educação é fundamental", avalia.

Além de Müller, compuseram a mesa da reunião-almoço o presidente da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre e diretor do CIERGS, André Meyer da Silva, e o cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul, Hans-Josef Over.

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.