O poder do subconsciente na tomada de decisões

A forma como o acaso e o subconsciente influenciam a tomada de decisões foi abordada pelo físico norte-americano Leonard Mlodinow, na plenária da tarde do 1º Fórum de Inovação. O cientista, que também é autor do filme Star Trek − The Next Generation e do seriado MacGyver, e dos livros "Subliminar - Como o Inconsciente influencia nossas vidas" e "O Andar do Bêbado", explicou que o pensamento consciente toma menos capacidade do nosso cérebro do que o inconsciente e, por isso, tem grande peso, mesmo que de forma imperceptível.

Nesse sentido, um dos fatores que emperram a inovação dentro das empresas é a incapacidade de os gerentes reconhecerem a verdadeira utilidade de uma inovação, influenciados por esse inconsciente de experiências anteriores. Ele garante que não há correlação entre o passado e o futuro. "Por isso, os empresários não devem confiar na ilusão gerada por performances do passado. Não é porque houve cinco anos de bons resultados, que eles vão se repetir nos seguintes. Trata-se de um processo aleatório, não definido", afirmou. O fato de os executivos não entenderem o papel do acaso no sucesso e no fracasso é considerada uma grande falha por Mlodinow.

Uma dica deixada aos gestores: "Não fiquem presos ao convencional, um grande executivo não precisa ter grandes ideias, mas sim, saber reconhecê-las". Ele afirmou, ainda, que a inovação é o ato de desenvolver novas soluções que cumpram previamente os requisitos de um mercado. "O maior exemplo disso, temos em Steve Jobs, com a criação dos computadores pessoais, motivo pelo qual era chamado de louco, mas anteviu essa necessidade", declarou.

Ainda à tarde, o dinamarquês Stefan Lindegaard falou sobre inovação aberta. Conforme ele, esse é um caminho sem volta. "As empresas conseguem colocar no mercado mais rapidamente produtos e serviços", defende. Os desafios são abrir a forma de trabalhar a inovação. Lindeggard acredita que é preciso educar todos para a inovação, do chão de fábrica aos grandes executivos. Criar uma networking competente e se comunicar bem.

Tags:

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.