Olimpíada do Conhecimento começa dia 24 em Porto Alegre

É o maior evento de educação profissional das Américas

Porto Alegre vai reunir os melhores alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o Brasil, de 24 a 27 de julho, na Olimpíada do Conhecimento. A competição, na 20ª edição, vai acontecer no Centro de Eventos FIERGS e será disputada em 20 ocupações, entre elas robótica, telecomunicação, eletrônica industrial e joalheria.

Duzentos e cinco alunos de cursos técnicos e profissionalizantes estarão disputando as medalhas de ouro, prata e bronze. São jovens que se preparam para dar suporte à evolução tecnológica da indústria brasileira. A meta principal da disputa é a busca pela excelência. Além do aperfeiçoamento profissionalmente, a competição é uma vitrine para o aluno demonstrar que está pronto para o mercado de trabalho. Nas edições anteriores, os participantes foram contratados por empresas e os campeões ainda garantiram participação no Worldskills, no Japão, o Torneio Mundial de Profissões. O próximo será realizado no Canadá, em 2009. Já o setor industrial tem a oportunidade de medir o trabalho que vem sendo feito pelo Senai.

Dominar as habilidades técnicas da futura profissão, conhecer novas tecnologias e possuir qualidades pessoais que o mercado de trabalho exige. Esses são os principais requisitos para garantir uma vitória. Uma competição que coloca ao estudante o desafio que encontrará no dia a dia de um ambiente de trabalho.

Os vencedores concorrerão às vagas da equipe do Senai, que representará o Brasil no WorldSkills, no Canadá. No ano passado, em Shizuoka, no Japão, o Brasil ficou em segundo lugar. Na competição com representantes de 48 países, a pontuação obtida pelos brasileiros só foi inferior a dos estudantes da Coréia do Sul e ficou à frente dos concorrentes da Suíça, Cingapura, Austrália e Japão. O desempenho em terras japonesas confirmou a excelência da formação profissional oferecida nas escolas do Senai.

Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento testa o grau de aprendizado dos quatro mil alunos do Senai, dos 27 Estados do Brasil. A cada edição, a competição é realizada em regiões diferentes para que todos possam acompanhar as inovações tecnológicas aplicadas pelo Senai no ensino das praticas industriais. Criada em 2001, sucedendo o Torneio Nacional de Formação Profissional, a olimpíada é um instrumento de controle da qualidade do ensino técnico do Senai. Realizada há 25 anos no Brasil é considerada a maior competição de educação profissional das Américas.

A Olimpíada 2008

Este ano, a Olimpíada do Conhecimento será realizada em três etapas, reunindo 553 competidores de todos os 26 Estados e o Distrito Federal com escolas do Senai. Disputarão provas em 47 ocupações. A primeira fase foi realizada em Blumenau (SC), mês passado. Porto Alegre sedia a segunda fase, com 20 ocupações e 205 competidores. E a final será em Curitiba, de 11 a 16 de agosto.

Na classificação geral, São Paulo foi o Estado campeão em Blumenau com nove medalhas de ouro, seguido do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. A medalha de ouro gaúcha foi ganha por Fernando Deon Raug e Marcelo Luis Preto Dagostini, do Centro Tecnológico de Mecatrônica, de Caxias do Sul, derrotando São Paulo e Santa Catarina. Com esta vitória, os dois gaúchos já estão com passagem garantida para o Torneio Internacional que acontecerá no Canadá, em 2009.

A etapa de Porto Alegre

Porto Alegre será sede da segunda etapa, de 24 a 27 de julho, das 9h às 17h, no Centro de Eventos FIERGS. A Olimpíada é aberta ao público e com ingresso gratuito. Mais informações no site www.senairs.org.br/olimpiada.

Publicado quinta-feira, 17 de Julho de 2008 - 0h00