Você está aqui

Olimpíada do Conhecimento e World Skills Americas entram na reta final

Com o começo das provas agora pela manhã no Riocentro, na capital fluminense, já é possível perceber a mudança de semblante entre os mais de 600 participantes da Olimpíada do Conhecimento e do World Skills Americas 2010. O deslumbramento e a euforia deram lugar a uma mescla de medo, confiança e superação.

No caso do trio Andrey Arboite Carmejo, Lucas Quoos e Luis Oscar Leite Lopes, de São Leopoldo, que compete em manufatura integrada, nem foi o próprio desempenho que chamou a atenção, mas a expressão dos concorrentes quando viram a equipe conversando descontraída após executar uma das tarefas com certa facilidade. "Percebemos a apreensão daqueles que considerávamos entre os mais preparados. É importante para mostrar que ninguém é de ferro. Embora todo mundo demonstre confiança, no fundo há um respeito mútuo", dizia após a janta.

A opinião dele é a mesma de Mateus de Souza Gonçalves, também de São Leopoldo, que depois de um dia de desempenho espetacular nesta quinta-feira, conseguiu compensar o desastroso primeiro dia de prova. "Eu cheguei a pensar, sinceramente, que as minhas chances tinham diminuído muito. Mas isto mostra que nada é definitivo aqui. Agora tenho que tentar manter este padrão para amanha".

Para os chefes de equipe Jorge Vargas e Moacir Oliveira, o momento agora é de alerta máximo. "Para a nossa satisfação, praticamente todos os competidores gaúchos tiveram um bom dia de provas nesta quinta-feira. A nossa meta agora é cuidar para que não haja um excesso de autoconfiança e motivar aqueles que não estão satisfeito com o próprio desempenho", diz Oliveira.

Publicado sexta-feira, 12 de Março de 2010 - 0h00