Olimpíada do Conhecimento vai reunir 640 competidores em São Paulo

A delegação do Senai gaúcho embarcou neste domingo (11) para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada de 12 a 18 de novembro, no Anhembi em São Paulo. São 39 competidores, que disputarão 33 ocupações, vencedores da fase estadual, realizada durante todo o mês de maio em diversas cidades gaúchas, com a participação de 140 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul, divididos em 38 modalidades.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia-a-dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Este ano serão 640 competidores que disputarão 54 modalidades profissionais.

O treinamento dos alunos gaúchos chegou a ultrapassar 40 horas semanais, com foco no desenvolvimento das tarefas que integram a disputa na capital paulista. É o caso de Henrique Baron, de 19 anos, classificado na modalidade de Mecatrônica. Acompanhado de seu parceiro de prova, Maurício Zangali Toigo, o aluno do Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai de Caxias do Sul treinou cinco vezes por semana, em períodos que variam entre oito e 11 horas. Nessa fase, ele dividiu a dedicação entre as aulas de Engenharia Mecânica, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e os ensaios para a 7ª Olimpíada do Conhecimento. Baron e Toigo também contam com um reforço de peso, Christian Alessi, um dos ganhadores da medalha de ouro, na mesma categoria, no WorldSkills 2011, a disputa internacional que, no ano passado, ocorreu em Londres, é o treinador da dupla. "É

uma experiência muito válida contar com as dicas de um vencedor. Ele vivenciou as mesmas situações que estamos passando e sabe o que nos dizer para contribuir", avalia Baron.

Outro exemplo de dedicação é Guilherme de Vasconcelos Ferreira, da categoria Fresagem CNC, que desde o final da etapa estadual está em treinamento. Estudante do Centro de Educação Profissional Senai Antônio Jacob Renner, de Canoas, realizou uma parte do treino no Senai Lindolfo Collor, de São Leopoldo. "Participar já é uma grande felicidade, mas a expectativa é grande. Na minha modalidade, o Rio Grande do Sul não tem um histórico na competição. Minha meta e do meu treinador, claro, é conseguir uma boa classificação e modificar esse fato", projeta. Ele destaca que a ida à Olimpíada pode ser comparada à rotina de uma indústria, por conta, por exemplo, da pressão e a carga horária cumprida.

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo Senai. O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais que orientam o Senai na atualização dos currículos nas escolas.

Com o bom desempenho dos competidores, a Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, torneio mundial de competência profissional. Na última edição, em 2011, realizada em Londres, na Inglaterra, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países como Estados Unidos, Japão e Suíça.

Publicado quinta-feira, 8 de Novembro de 2012 - 0h00