Você está aqui

Oportunidades crescem na área de Petróleo e Gás

Para dar ênfase ao desenvolvimento de ações de apoio à inserção da indústria gaúcha no setor, o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da FIERGS realizou uma reunião, nesta sexta-feira. O encontro contou com apresentações do presidente da recentemente criada Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça; do gerente de Relacionamento Industrial da Petrobras, Michel Fabianski Campos; do coordenador de Estratégia de Fornecimento de Exploração e Produção (E&P) da estatal, Márcio Magalhães; e do coordenador de Conteúdo Local E&P, Jorge Luiz Freitas.

O coordenador do CCPGE, Marcus Coester, destacou o trabalho do Comitê de Competitividade da FIERGS no sentido de conscientizar as empresas gaúchas a direcionarem seus investimentos a uma área que só tende a crescer no País, o que pode colocar o Rio Grande do Sul na linha de frente por causa da diversidade de sua indústria. Mendonça reforçou que, nos próximos 10 anos, a previsão de investimentos da Petrobras é de US$ 150 bilhões apenas no pré-sal, com reservas estimadas em 100 bilhões de barris. "É uma grande oportunidade, para a qual a indústria gaúcha precisa estar atenta", disse o presidente da Abenav, prevendo mercado por, pelo menos, 50 anos para fornecedores e integrantes da cadeia produtiva do segmento. "Temos bastante coisa a ser trabalhada. Há muita empresa que não é fornecedora em Petróleo e Gás, mas que poderá vir a ser porque já tem 70% a 80% do que vai precisar em seu parque fabril", observou.

Magalhães e Freitas falaram sobre Investimentos e o Conteúdo Local na Área de Exploração e Produção, enquanto Campos abordou os investimentos na área de abastecimento da Petrobras.

Veja mais

FIERGS 25/07/2016 às 15h15
 O cenário de crise econômica no Brasil, que torna o crédito mais caro e restrito e, consequentemente, cria grandes entraves para a obtenção de capital...
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h52
O Senai-RS conquistou ouro (Tecnologia de Midia Impressa – Murilo Antunes da Silva, na foto), prata (Eletricidade Industrial – Gabriel Mendes) e bronze (...
Saiba mais