Você está aqui

Oportunidades da indústria naval são apresentadas

As oportunidades e os desafios da indústria marítima brasileira foram apresentados, sexta-feira (28), na sede da FIERGS. Durante o evento também foi lançado o Catálogo Navipeças, um portal eletrônico com fornecedores de bens e serviços para o setor naval.

A publicação reúne as empresas selecionadas para atender o setor naval em mais 1,8 mil itens e foi criado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pela Organização Nacional das Indústrias do Petróleo (Onip) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A proposta tem o apoio da FIERGS por meio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec).

A constituição do polo naval na cidade de Rio Grande, associado com a indústria de base metal-mecânica, eletroeletrônica e de automação industrial nas regiões Metropolitana de Porto Alegre e Serra, também são fatores importantes para a consolidação da cadeia produtiva. O Extremo Sul do Estado é outra localidade vista com potencial. "Este é um momento importante para o desenvolvimento da economia brasileira. E, as empresas gaúchas têm condições de se inserir neste contexto e contribuir para aumentar a competitividadel", afirmou o vice-coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo e Gás, Oscar Azevedo.

"A revitalização da indústria naval nacional exige uma cadeia produtiva estruturada para atender as novas demandas que estão surgindo. O Rio Grande do Sul é um importante polo para o desenvolvimento do setor", assinalou o diretor da ABDI, Clayton Campanhola. "O Brasil tem capacidade para promover a competitividade de longo prazo da economia e o governo quer fazer isso em articulação com o setor privado", afirmou o coordenador de Política de Desenvolvimento Produtivo do Mdic, Carlos Macedo.

Para participar do Catálogo Navipeças as empresas interessadas devem cadastrar-se no portal e enviar a documentação para comprovação de aspectos técnicos e jurídicos. O Catálogo pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.onip.org.br/navipecas.

Entre os parceiros da iniciativa estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

Veja mais

FIERGS 18/01/2017 às 14h58
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a crescer em novembro de 2016, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Saiba mais
FIERGS 16/01/2017 às 16h21
A produção industrial gaúcha surpreendeu no mês de novembro, e com 51,1 pontos cresceu em relação a outubro, contrariando a sazonalidade negativa do...
Saiba mais
FIERGS 12/01/2017 às 15h22
O ano de 2016 fechou com as exportações em queda no Rio Grande do Sul. Ao somarem um total de US$ 16,6 bilhões no acumulado dos 12 meses, caíram 5,4% em...
Saiba mais