Oportunidades da indústria naval são apresentadas

As oportunidades e os desafios da indústria marítima brasileira foram apresentados, sexta-feira (28), na sede da FIERGS. Durante o evento também foi lançado o Catálogo Navipeças, um portal eletrônico com fornecedores de bens e serviços para o setor naval.

A publicação reúne as empresas selecionadas para atender o setor naval em mais 1,8 mil itens e foi criado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pela Organização Nacional das Indústrias do Petróleo (Onip) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A proposta tem o apoio da FIERGS por meio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia e do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec).

A constituição do polo naval na cidade de Rio Grande, associado com a indústria de base metal-mecânica, eletroeletrônica e de automação industrial nas regiões Metropolitana de Porto Alegre e Serra, também são fatores importantes para a consolidação da cadeia produtiva. O Extremo Sul do Estado é outra localidade vista com potencial. "Este é um momento importante para o desenvolvimento da economia brasileira. E, as empresas gaúchas têm condições de se inserir neste contexto e contribuir para aumentar a competitividadel", afirmou o vice-coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo e Gás, Oscar Azevedo.

"A revitalização da indústria naval nacional exige uma cadeia produtiva estruturada para atender as novas demandas que estão surgindo. O Rio Grande do Sul é um importante polo para o desenvolvimento do setor", assinalou o diretor da ABDI, Clayton Campanhola. "O Brasil tem capacidade para promover a competitividade de longo prazo da economia e o governo quer fazer isso em articulação com o setor privado", afirmou o coordenador de Política de Desenvolvimento Produtivo do Mdic, Carlos Macedo.

Para participar do Catálogo Navipeças as empresas interessadas devem cadastrar-se no portal e enviar a documentação para comprovação de aspectos técnicos e jurídicos. O Catálogo pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.onip.org.br/navipecas.

Entre os parceiros da iniciativa estão o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena).

FIERGS 30/09/2016 às 18h13
O Senai promoveu esta semana a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a comunidade possa...
FIERGS 30/09/2016 às 17h27
 Cerca de 80 alunos receberam seus certificados de conclusão de cursos oferecidos pela Fun
FIERGS 30/09/2016 às 17h14
Estão abertas as inscrições para o primeiro ano do Ensino Médio das escolas Sesi de Pelotas (até 21 de outubro) e Sapucaia do Sul (até 14 de outubro).