Você está aqui

Oportunidades no setor naval são avaliadas em workshop Canadá-Brasil

Uma delegação do Canadá, formada por representantes da iniciativa privada, de associações setoriais e de uma das maiores instituições de apoio à pesquisa na área oceânica, participou de encontro realizado pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da FIERGS, nessa quarta-feira, na sede da entidade. A missão canadense tem como objetivo identificar áreas de interesse mútuo para estimular o comércio bilateral e intensificar ações conjuntas para a inovação e a ciência.

A comitiva canadense conheceu o potencial econômico e social do Rio Grande do Sul, assim como possibilidades de negócios e parcerias nos setores de construção naval e offshore. As informações foram apresentadas no Workshop P&G: Missão Canadá-Brasil de Tecnologia Oceânica pelos coordenadores do CCPGE, Marcus Coester, e do Setor de Indústria Oceânica da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento AGDI, Rodrigo Rocha.

O diretor da Ocean Technology Alliance Canada (OTAC), que representa 192 empresas e organizações, Scott McLean, falou sobre as possibilidades de negócios existentes no setor oceânico do Canadá e os seus interesses em uma aproximação comercial com o Rio Grande do Sul. Já o diretor da ISTP Canadá, Bharat Rudra, detalhou os programas de incentivo que são desenvolvidos e implementados na área de ciência e tecnologia. A entidade canadense mantém há anos projetos com instituições brasileiras de pesquisa, como CNPq, Fapesp, Fapemig, Faperj e Facepe, e agora busca uma aproximação com o Rio Grande do Sul.

Conforme a vice-cônsul canadense, Colleen Sutton, o Rio Grande do Sul é considerado um parceiro prioritário, especialmente ao que diz respeito a sua capacidade industrial e de pesquisa. Desde a abertura de seu escritório comercial em Porto Alegre, em 2009, o Canadá vem investindo fortemente em ações de aproximação, como a organização de dezenas de missões envolvendo empresas dos dois países e mais de 20 acordos de cooperação assinados entre universidades gaúchas e canadenses.

O Workshop foi realizado em parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), o Consulado do Canadá, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

Veja mais

FIERGS 18/01/2017 às 14h58
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a crescer em novembro de 2016, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Saiba mais
FIERGS 16/01/2017 às 16h21
A produção industrial gaúcha surpreendeu no mês de novembro, e com 51,1 pontos cresceu em relação a outubro, contrariando a sazonalidade negativa do...
Saiba mais
FIERGS 12/01/2017 às 15h22
O ano de 2016 fechou com as exportações em queda no Rio Grande do Sul. Ao somarem um total de US$ 16,6 bilhões no acumulado dos 12 meses, caíram 5,4% em...
Saiba mais