Você está aqui

Oportunidades no setor naval são avaliadas em workshop Canadá-Brasil

Uma delegação do Canadá, formada por representantes da iniciativa privada, de associações setoriais e de uma das maiores instituições de apoio à pesquisa na área oceânica, participou de encontro realizado pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore (CCPGE) da FIERGS, nessa quarta-feira, na sede da entidade. A missão canadense tem como objetivo identificar áreas de interesse mútuo para estimular o comércio bilateral e intensificar ações conjuntas para a inovação e a ciência.

A comitiva canadense conheceu o potencial econômico e social do Rio Grande do Sul, assim como possibilidades de negócios e parcerias nos setores de construção naval e offshore. As informações foram apresentadas no Workshop P&G: Missão Canadá-Brasil de Tecnologia Oceânica pelos coordenadores do CCPGE, Marcus Coester, e do Setor de Indústria Oceânica da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento AGDI, Rodrigo Rocha.

O diretor da Ocean Technology Alliance Canada (OTAC), que representa 192 empresas e organizações, Scott McLean, falou sobre as possibilidades de negócios existentes no setor oceânico do Canadá e os seus interesses em uma aproximação comercial com o Rio Grande do Sul. Já o diretor da ISTP Canadá, Bharat Rudra, detalhou os programas de incentivo que são desenvolvidos e implementados na área de ciência e tecnologia. A entidade canadense mantém há anos projetos com instituições brasileiras de pesquisa, como CNPq, Fapesp, Fapemig, Faperj e Facepe, e agora busca uma aproximação com o Rio Grande do Sul.

Conforme a vice-cônsul canadense, Colleen Sutton, o Rio Grande do Sul é considerado um parceiro prioritário, especialmente ao que diz respeito a sua capacidade industrial e de pesquisa. Desde a abertura de seu escritório comercial em Porto Alegre, em 2009, o Canadá vem investindo fortemente em ações de aproximação, como a organização de dezenas de missões envolvendo empresas dos dois países e mais de 20 acordos de cooperação assinados entre universidades gaúchas e canadenses.

O Workshop foi realizado em parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIERGS (CIN-RS), o Consulado do Canadá, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais