PAC 2 beneficia mais cidades gaúchas

A primeira parada da presidenta da República, Dilma Rousseff, em Caxias do Sul, envolveu a entrega de máquinas e caminhões a 118 prefeitos de cidades gaúchas, com menos de 50 mil habitantes, que integram a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A iniciativa envolve a aquisição, por parte do governo federal, de 18 mil equipamentos de indústrias brasileiras, que estão sendo distribuídos a mais de 5 mil municípios brasileiros. A ideia é que os equipamentos sejam utilizados para melhorar a infraestrutura e recuperar as estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens. "Aliás, uma parte importante dessas máquinas é fornecida pelas indústrias de Caixas do Sul, o que é um diferencial importante desse programa. Nós optamos por comprar da indústria nacional. Não tinha sentido utilizar um dinheiro do Tesouro para importar máquinas e equipamentos se nós temos uma indústria local forte", destacou Dilma.

Também foram assinados contratos para obras de mobilidade urbana em Caxias do Sul, com investimentos de R$ 37 milhões para a integração do transporte coletivo e recuperação dos corredores de ônibus e R$ 22 milhões no reforço e recolocação de pavimentação asfáltica. Dilma ressaltou a importância da implantação do sistema BRT, Bus Rapid Transit, em cidades brasileiras, investimento que faz parte do programa voltado à mobilidade urbana de cidades médias. "O objetivo é capacitar as cidades médias para que não cheguem a ter os grandes problemas das cidades grandes. Nos referimos a três coisas: mobilidade urbana, transporte coletivo de massas, saneamento e habitação", disse a presidenta.

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.