Você está aqui

Pacto Gaúcho pela Educação capacita profissionais e docentes

Formar e articular uma rede que envolva governo estadual, instituições de ensino superior e centros de pesquisa para desenvolver ações que supram carências de trabalhadores para o setor produtivo e aperfeiçoem a formação de estudantes do ensino médio e profissionalizante, além de docentes do Estado, até 2015. Esse é o objetivo do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, lançado no Palácio Piratini. A iniciativa, resultado de reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, contribuirá com a elaboração, proposição e execução de políticas públicas voltadas à promoção do conhecimento, pesquisa e qualificação profissional. "O Sistema FIERGS tem plena consciência da prioridade de uma educação de qualidade para o Estado. Por isto, estamos engajados nesse Pacto. As nações mais desenvolvidas ensinam lições que devemos assimilar, como a realidade de que educação e desenvolvimento são fatores indissociáveis", afirmou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante o lançamento do projeto.

De acordo com Müller, o pior cenário sempre será aquele no qual as vagas de emprego são oferecidas, mas deixam de ser aproveitadas pela sociedade por não haver pessoas capacitadas para preenchê-las. "Junto ao Pacto pela Educação, temos a agregar as visões de futuro da Agenda 2020. O mapa estratégico do RS pode e deve ser aproveitado, da mesma maneira, a experiência e a gestão privada do Sistema S, como o Sesi-RS e o Senai-RS, são fatores que podem rapidamente transferir para a prática os conceitos do Pacto lançado", complementou o industrial. O governador Tarso Genro destacou como diferencial a vinculação do Pacto à nova agenda de desenvolvimento do Estado. "Promoveremos a educação técnica e tecnológica de alto nível e a busca pela qualificação se dará de acordo com as características e necessidades de cada base produtiva local", explicou.

O ato também marcou o lançamento de dois projetos integrados ao Pacto. A Rede Escola de Governo atuará na formação continuada para a administração pública, por meio de uma rede articulada entre instituições de ensino, organismos internacionais e sociedade. A outra iniciativa é a Rederiosul de pesquisa, que terá a tarefa de formar redes de pesquisa, pós-graduação e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do RS. A primeira implantada será voltada a pesquisas na área de Petróleo e Gás.

Veja mais

FIERGS 1/12/2016 às 18h39
O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, anunciou, nesta quinta-feira, o nome do sucessor para a...
Saiba mais
FIERGS 1/12/2016 às 18h21
As perspectivas do comércio internacional a partir de acordos como a Parceria Transpacífico (TPP), negociado entre Estados Unidos e 11 países do Pacífico...
Saiba mais
FIERGS 30/11/2016 às 18h53
“A redução na taxa de juros já era esperada. Entretanto, acreditamos que essa queda poderia ter sido maior.
Saiba mais