AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555

Para FIERGS, queda de juros ajuda a reduzir os impactos da crise

Economia

"Essa redução já era reclamada há muito tempo. A mesma insistência que o governo teve em manter o juro alto deve ter agora para manter a tendência de queda", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar a decisão do Comitê de Política Monetária. O Copom diminuiu, nesta quarta-feira (11), a Selic, de 12,75% para 11,25%.

De acordo com Tigre, o período pelo qual a economia do País está passando é de forte desaceleração e os juros precisam cair para estimular a atividade. "Só há emprego quando as empresas produzem. E as empresas só produzem quando têm mercado para seus produtos", salientou.

Existem outros problemas, segundo o industrial, que ainda não foram resolvidos. Entre eles, destaca a nenhuma sinalização importante de redução dos custeios do governo, a demora para que o custo mais baixo chegue na ponta e a demasiada burocracia na tomada de crédito. "É importante que a queda dos juros venha acompanhada de menores spreads bancários (diferença entre o custo do dinheiro que o banco toma no mercado e o que ele cobra nos empréstimos). Só assim, o setor produtivo e os consumidores poderão sentir os efeitos positivos da nova taxa", disse o presidente da FIERGS.