Você está aqui

Porto Alegre se prepara para receber a Olimpíada do Conhecimento

Organizado pelo SENAI, o maior torneio de educação profissional do Brasil reune 553 competidores nos três estados do Sul

O Rio Grande do Sul vai sediar o maior torneio de educação profissional da América Latina. Organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Olimpíada do Conhecimento reunirá, neste ano, 553 estudantes de cursos técnicos, que buscarão o título de melhor do Brasil em 44 ocupações profissionais industriais e três das áreas de comércio e de serviços. Os estudantes de 20 ocupações − 17 da área industrial e três dos setores de comércio e serviços - mostrarão suas habilidades nas provas que ocorrerão em Porto Alegre de 24 a 27 de julho. As provas das ocupações de cabeleireiro, cozinha e serviço de restaurante serão feitas por estudantes de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As provas de 15 ocupações já foram realizadas em Blumenau (SC). Curitiba, no Paraná, será o palco das provas de outras 14 ocupações industriais, entre os dias 13 e 16 de agosto. Em todos os estados ocorrerá a prova de robótica móvel. Além dos 553 competidores, o torneio terá a participação de mais de 2 mil pessoas em programações paralelas e a visita de 80 mil alunos da educação básica de escolas públicas e privadas.

Para participar da competição, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. Nas provas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Os competidores da fase nacional foram selecionados em torneios estaduais. O processo de seleção envolveu cerca de 4 mil alunos do SENAI.

Os vencedores em Blumenau, Porto Alegre e Curitiba concorrerão às vagas do WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorrerá em 2009, no Canadá. No ano passado, a equipe do SENAI ficou em segundo lugar no WorldSkills realizado em Shizuoka, no Japão. Na competição com representantes de 48 países, a pontuação obtida pelos brasileiros só foi inferior a dos estudantes da Coréia e ficou na frente dos concorrentes da Suíça, de Cingapura, Austrália e Japão. O título conquistado no Japão confirma a excelência da formação profissional oferecida nas escolas do SENAI.

A equipe do Rio Grande do Sul é formada por 45 alunos. Mais informações sobre a Olimpíada do Conhecimento 2008 no site www.senai.br/olimpiada

Veja mais

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
Saiba mais
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
Saiba mais
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.
Saiba mais