Em retribuição à visita do presidente da FIERGS, Heitor José Müller, e do governador José Ivo Sartori, no mês passado, durante missão gaúcha à Europa, o presidente da região de Vêneto, Luca Zaia, esteve nesta quarta-feira (16) na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Müller apresentou a Zaia, que compareceu juntamente com o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, o perfil da indústria gaúcha, valorizando o fato de o Rio Grande do Sul possuir uma economia de perfil diversificado, além de diferentes pequenas e médias empresas, bastante semelhante ao que se encontra naquela região italiana. Ele destacou, ainda, oportunidades em alguns setores no Estado e comentou que o governo trabalha para dar mais segurança jurídica para investimentos e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O presidente do Vêneto (equivalente a governador do Estado) comentou sobre a intenção de reforçar os laços comerciais e econômicos com o Rio Grande do Sul. No encontro na FIERGS, Heitor José Müller esteve acompanhado do vice-presidente Gilberto Porcello Petry, que também integrou a missão à Europa.

Na reunião em Vêneto, ocorrida em outubro, foi cogitada uma parceria no setor de vinhos, a ser discutida entre a Secretaria da Agricultura gaúcha e o ministério da Agricultura da região. Além disso, há possibilidade de intensificar as relações culturais, técnicas e científicas entre o Estado e a região da Itália, que abriga 5 milhões de habitantes em sete províncias, 600 mil empresas, e possui um Produto Interno Bruto de 150 bilhões de euros.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 16 de Novembro de 2016 - 15h15