Você está aqui

Presidente da FIERGS fala em Santo Ângelo sobre os desafios da indústria

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, falou sobre os Desafios do Setor Industrial, nesta sexta-feira, em Santo Ângelo. Diante de uma plateia de 250 pessoas, no Parque de Exposições da Fenamilho, Müller enfocou a conjuntura econômica atual e também o papel do Sistema FIERGS dentro deste contexto. O evento ocorreu após a apresentação do projeto de ampliação da empresa Fundimisa, a Fundimisa II. "A FIERGS é ouvida e aceita porque criou credibilidade, com diálogo. Não temos cor partidária, nossa cor é a do desenvolvimento industrial", enfatizou.

O presidente da FIERGS apontou fatores que colaboram para a competitividade e também alguns que prejudicam a indústria nacional. Heitor José Müller citou como positivo o fato de o governo federal ter lançado o Plano Brasil Maior, pois é uma forma de reconhecer quais deficiências precisam ser atacadas. Lembrou também dos investimentos na área do gás e do petróleo, que incrementaram o desenvolvimento na zona Sul do Estado, e ainda o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff de construção do metrô de Porto Alegre, ou o programa Minha Casa Minha Vida, que fez crescer a indústria da construção civil e deu mais oportunidades de acesso à moradia própria para famílias brasileiras. O dirigente afirmou, porém, que é preciso atacar alguns entraves à competitividade e ao desenvolvimento, como o câmbio, a alta taxa de juros e a ameaça de retrocesso causada pelo pedido de redução da jornada de trabalho de 40 horas.

Durante visita à Fundimisa, o diretor-geral da empresa, Paulo Roberto Velinho Ely, fez um breve histórico sobre os sete anos de atuação da Fundimisa na cidade, e lembrou que a produção de fundidos é fundamental para a indústria agrícola e de caminhões. Com a duplicação, que teve um investimento em torno de R$ 60 milhões, a fábrica passou a sua capacidade anual de 30 mil toneladas de peças para 60 mil, enviadas à indústria pesada de caminhões e agrícola. Desde 2008, a empresa passou de 450 para 950 funcionários, a maioria contratada na região.

Presentes na palestra, o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, os vice-presidentes regionais do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) Valdir Turra Carpenedo e Bruno Artur Fockink.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais