Você está aqui

Presidente da FIERGS, Paulo Tigre, abre Congresso Internacional de Inovação

O Sistema FIERGS vai incluir o tema inovação como conceito afirmativo em seu planejamento estratégico. O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, durante a abertura do I Congresso Internacional da Inovação, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. "O planejamento estratégico da FIERGS lista três conceitos afirmativos: liderança, representatividade e desenvolvimento. Estamos agregando a inovação como um quarto conceito, em uma manifestação clara da importância que damos ao tema", afirmou Tigre.

Realizado pelo Sistema FIERGS − Sesi, Senai e IEL, pela CNI e pela ABDI, o Congresso Internacional de Inovação acontece de hoje a quarta-feira (17 a 19/11), e conta com especialistas nacionais e internacionais em inovação, e lideranças empresariais e governamentais, que discutirão, entre outros temas, Inovação e Crescimento, Estratégias para a Inovação, Inovação e Competitividade Local e Global, o Sistema Nacional de Inovação e o ambiente de inovação no Rio Grande do Sul.

A abertura do evento também foi o primeiro compromisso de vice-presidente da Kauffmann Foundation, Lesa Mitchell no Brasil. Lesa veio ao Brasil para a abertura da Semana Global de Empreendedorismo, mobilização que ocorre simultaneamente em mais de 60 países que busca promover atitudes empreendedoras. "Em muitos lugares os eventos são organizados por estudantes, com poucos recursos, o que nos orgulha, pois mostra que já estamos fazendo com que eles pensem de forma empreendedora", afirmou Lesa.

De acordo com Rafael Lucchesi, Diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Congresso justifica-se pelo fato da inovação ter um papel central no processo de competitividade das empresas: "Pesquisa, ciência e tecnologia estão na base do crescimento dos países desenvolvidos. O Congresso é a afirmação de que temos uma visão de futuro ligada à inovação".

Já para Evandro Mirra, Gerente de Tecnologia e Inovação da Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Brasil deve se posicionar quanto ao que espera da inovação. "No cenário mundial, somos mais que coadjuvantes e menos que personagens. Temos que definir o papel que queremos seguir", afirmou.

Para o Superintendente Nacional do IEL, Carlos Alberto Rocha Cavalcanti, um desafio se impõe ao Brasil neste momento de instabilidade nos mercados: como a inovação pode, de fato, ser bem sucedida? "Pensar este desafio está no foco do trabalho do IEL. Avançar nesta agenda é uma prioridade para nós", afirma.

Entre as autoridades presentes na abertura do I Congresso Internacional da Inovação estavam ainda o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorenz, e o Coordenador Geral da Política Tecnológica e Industrial do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Reinaldo Ferraz.

O Congresso Internacional de Inovação conta com o apoio da Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

Publicado segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 0h00