Programa Desenvolve RS é lançado na FIERGS

O Programa Desenvolve RS foi lançado oficialmente nessa terça-feira (28), na sede da FIERGS. A iniciativa tem como objetivo criar uma base de potenciais fornecedores de produtos e serviços que atendam as demandas dos investidores no Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, a proposta é elevar a competitividade das empresas, bem como a geração de emprego e renda das 24 regiões do Estado. “Como exemplo, a apresentação nesse evento das oportunidades de negócios no projeto de regaseificação da Bolognesi Energia em Rio Grande. A ação permitirá que as empresas gaúchas participem ativamente da implantação da usina termelétrica, além de possibilitar o aumento da competitividade para que essas possam atuar em futuros empreendimentos na Região Sul”, afirmou Branco.

O projeto de R$ 3,3 bilhões contempla a construção da Usina Termoelétrica de Energia movida a gás, com capacidade contratada de 1.238 MW, e compromisso de entrega do insumo a partir de janeiro de 2019. Também será instalado um terminal de estocagem e regaseificação de GNL e o Gasoduto Rio Grande-Triunfo, com extensão de 131 quilômetros. “Para a indústria gaúcha, estamos certos que este empreendimento do Grupo Bolognesi aumentará a capacidade energética para as empresas e para o Estado, assim como colocará à disposição o GNL, uma nova fonte de energia”, destacou o vice-presidente da FIERGS, Torquato Ribeiro Pontes Netto, representando o presidente da entidade, Heitor José Müller, no lançamento. “Além da segurança energética e o incentivo para uma matriz mais limpa, este projeto fomentará a atração de investimentos locais e regionais, tanto no fornecimento de equipamentos e componentes para as plantas operacionais quanto na geração de mão de obra direta e indireta”, salientou.

O Acordo de Cooperação do Programa Desenvolve RS foi assinado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do RS (Sinduscon), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no RS (Sebrae/RS),  RS Óleo e Gás e Rede Petro RS.

No encontro, ocorreu ainda a apresentação do case da Celulose Riograndense, do grupo chileno CMPC, pelo diretor-presidente da empresa, Walter Lídio Nunes. Estão sendo investidos mais de R$ 5 bilhões na expansão da fábrica em Guaíba. Dividido em três grandes áreas – industrial, florestal e infraestrutura –, o projeto irá aumentar em mais de três vezes a capacidade de produção da unidade.

Publicado Terça-feira, 28 de Julho de 2015 - 16h16