Programa ViraVida do Sesi é lançado no Rio Grande do Sul

A cada três horas, uma criança é vítima de abuso sexual no Rio Grande do Sul. Apenas nos primeiros três meses de 2011, foram registradas 1.933 denúncias desse tipo de crime em território gaúcho. Para contribuir com a reversão do quadro, na sexta-feira (7), foi lançado no Estado o programa ViraVida, uma iniciativa do Sesi, dirigida a jovens entre 16 e 21 anos, de baixa renda, com histórias de vida marcadas por experiências relacionadas a abuso e exploração sexual. "Nosso desejo é formar uma rede do bem para que esse tema fuja da invisibilidade. Temos o sonho de que, um dia, o programa não tenha mais razão de existir", afirmou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, um dos idealizadores do projeto.

Os serviços disponibilizados são capacitação profissional, atendimento médico, odontológico, psicossocial, lazer e cultura, entre outros. Os alunos também recebem ajuda de custo de um salário mínimo − parte do valor é depositada em poupança e só estará liberada para o uso ao final da participação. A primeira cidade a oferecer o programa no Estado é Porto Alegre, no Centro de Atividades do Sesi Rubem Berta, onde o atendimento deve iniciar conjuntamente com o período escolar de 2012. Inicialmente, serão realizadas pesquisas para identificar as demandas de mercado e definir quais os cursos ofertados − uma forma de os alunos saírem do projeto com as melhores perspectivas de inserção. Ao longo de 2012, Rio Grande e Uruguaiana passarão a fazer parte da rede, formada para atender, inicialmente, 100 pessoas em cada município. "Mais do que preparar esses 300 jovens, queremos mostrar para a sociedade que o tema precisa ser debatido. O próximo passo deve ser o de transformar a iniciativa em política pública", destacou o superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa.

Com o apoio de todo o Sistema S (Sesi, Senai, Sebrae, Sesc, Senac, Sescop, Sest, Senat, Senar e IEL), o projeto está presente em 13 Estados e abrange 16 cidades. A meta é alcançar as 27 Unidades da Federação. No total, 769 alunos já concluíram os cursos e 931 encontram-se em processo de formação. Do total de formandos, 555 foram inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional.

O lançamento no Rio Grande do Sul, que tem apoio do Governo do Estado, também contou com palestras da professora da Universidade Federal do Ceará, Glória Diógenes, que abordou o Fenômeno da Exploração Sexual de Adolescentes no Brasil, e da presidente do Comitê de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Sul, Marisa Alberton.

Publicado sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 - 0h00