Programa Viravida tem aula inaugural

Há um ano, ele atendia em uma lanchonete, era semianalfabeto e não tinha grandes expectativas. Hoje, está entrando para o segundo ano do supletivo e em 2013 termina o ensino fundamental. Atualmente faz o curso de auxiliar de escritório e dá seu depoimento para jovens de todo o Brasil. "Não desisti e estou aqui tendo esta coragem", disse Francisco de Moura Lima, de 18 anos, na aula inaugural do Projeto Viravida. Aluno do programa em Brasília, Francisco destacou como a iniciativa mudou sua vida. "Eu sei que posso ser um grande homem". Ele é um exemplo do trabalho desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, que busca promover a elevação da autoestima e da escolaridade dos participantes, que tem entre 16 e 21 anos, indicados por instituições sociais.

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, afirmou que o programa é uma ação "oportuna que encara e enfrenta a realidade socioeconômica e alerta os setores público e privado para a necessidade de atender a lógica de promover a inclusão social". Müller lembrou que o trabalho representa a esperança de reinventar a vida, "de reatar as relações familiares e de oportunizar trabalho aos jovens e adolescentes em situação de risco. Na prática, é um grande programa de sustentabilidade social".

Idealizador do projeto, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, falou diretamente aos 44 alunos de Porto Alegre. "Esta é a primeira oportunidade da vida de vocês, que deverá ter ainda muitas. Mas ela é muito importante", salientou. Ele ressaltou que 20% da iniciativa dependem do Sesi e seus parceiros do Sistema S, "mas 80% depende de vocês". "Não desistam. Estudem e, mais que tudo, acreditem em vocês mesmos".

O processo sócio educativo do projeto está baseado em cursos profissionalizantes escolhidos conforme a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas dos adolescentes e jovens. Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.

O Programa ViraVida atua em diversas frentes: na educação, no acompanhamento familiar e na busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Coordenado pelos Departamentos Regionais do Sesi, é realizado em parceria com instituições do Sistema S − Senai, lEL, Sesc, Senac, Sebrae, Sest/Senat. Os cursos implantados em outros Estados abrangem as áreas de Moda, Imagem Pessoal, Turismo e Hospitalidade, Gastronomia, Comunicação Digital, Administração e Química, e apresentam carga horária que varia entre 700 e 950 horas/aula, conforme a modalidade. O Viravida já acontece em 16 Estados da federação. No segundo semestre serão oferecidas duas novas turmas que acolherão 50 jovens, em Porto Alegre. Ainda há previsão de abertura do projeto em Rio Grande e Uruguaiana.

Todos os participantes recebem uma bolsa de R$ 500,00, dos quais R$ 100,00 vão para uma conta poupança. A turma de Porto Alegre, que está sediada no Centro de Atividades Sesi Rubem Berta, frequenta os cursos de auxiliar administrativo promovido pelo Senai e o curso de técnicas de trabalho para assistente de restaurante promovido pelo Senac. Desde 9 de abril, eles estão recebendo, em período integral, reforço escolar e EJA de 1° a 4° série, atendimento psicossocial, atividades de lazer e formação profissional (Senai/Senac), oficinas de empreendedorismo (IEL/Sebrae), visitas culturais e aula de dança de rua, atendimento odontológico e nutricional, além de aulas de informática e de inglês (todos oferecidos pelo Sesi).

Publicado quinta-feira, 5 de Julho de 2012 - 0h00