Você está aqui

Queremos ser uma Zona Franca ou uma Coreia, questiona FIERGS

A discussão sobre o incentivo tributário a produtos importados trazidos de outros Estados não pode ser levada apenas por interesses conjunturais. "Está em jogo o que queremos ser: uma feira livre de importados ou um Estado industrial, uma zona franca ou uma Coreia?, pergunta o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.

Para a FIERGS, o diferencial de alíquota é um mecanismo que visa equalizar os tributos de itens produzidos no território gaúcho. A maior parte dos Estados brasileiros recorre a esse expediente no intuito de preservar a sua produção local.

"A indústria gera renda, ou seja, gera poder de compra. Se pararmos de produzir, haverá menos fábricas e, portanto, menos consumidores para comprar no comércio. Por isto, precisamos compensar a nossa perda de competitividade nessa guerra fiscal e fortalecer a indústria", salientou Heitor José Müller. A proposta da FIERGS é a criação de uma lista de exceções, ou seja, o estímulo pode valer para o que não é produzido no Rio Grande do Sul.

Na visão da FIERGS, as entidades empresariais precisam, isto sim, se unir por uma Reforma Tributária que diminua a carga tributária sobre todos os segmentos , que seja simplificadora, e que termine definitivamente com a guerra fiscal no País. "Não cabe olhar apenas o curto prazo. Corremos o risco de atingirmos nós mesmos. É necessário ter como objetivo o desenvolvimento sustentado como um todo, para todos os segmentos ", assinala Heitor José Müller.

Veja mais

FIERGS 28/07/2016 às 16h28
A Sondagem Industrial de junho, divulgada nesta quinta-feira (28) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela uma retração no...
Saiba mais
FIERGS 25/07/2016 às 15h15
 O cenário de crise econômica no Brasil, que torna o crédito mais caro e restrito e, consequentemente, cria grandes entraves para a obtenção de capital...
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais