Você está aqui

Quinze anos crescendo com arte

O projeto Sesi Crescendo com Arte está comemorando 15 anos. Em outubro de 1997, seis meses após a inauguração do Teatro do Sesi, com o intuito de despertar a sensibilidade das crianças para a música, teatro e dança, pensando na formação de plateias, nascia o Crescendo com Arte. A ideia era trazer ao teatro crianças de 7 a 12 anos de escolas públicas, lhes dando a oportunidade de assistir a um espetáculo gratuitamente. Em 2002, o projeto recebeu o reconhecimento nacional em sua categoria ao conquistar o Prêmio Nacional Top Social 2002 da ADVB de São Paulo pelo seu comprometimento com o futuro, desenvolvimento cultural e responsabilidade social.

"A intenção é favorecer o desenvolvimento sócio cultural e sócio educativo, possibilitando a ampliação do espectro da educação, baseado também na importância do convívio social fora da sala de aula e do contato com a arte", comenta o diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa.

Ele lembra que ainda existe a reciprocidade. "É de fundamental importância para o desenvolvimento cultural do Estado a criação de novas plateias e a formação do cidadão do futuro, além do papel das artes ser reconhecido para o pleno desenvolvimento do ser humano", ressalta. O projeto também se torna importante para que os grupos de teatro, música e dança desenvolvam propostas para o público infantil.

Com o passar do tempo, surgiu a proposta de fazer com que as crianças e jovens que viessem assistir uma peça pudessem compreender o espetáculo de uma forma mais ampla. Para isso, desde 2010, quinze dias antes da apresentação, os professores participam de um encontro técnico com o Sesi e a direção do espetáculo, para que todos entendam o que será levado para as crianças. Assim, os professores elaboram trabalhos que serão desenvolvidos em sala de aula, para que as crianças expressem seu entendimento, preparando a plateia para o que assistirão.

As sugestões são de atividades em expressão plástica, musical, corporal e dramática, bem como atividades relacionadas a disciplina de português, elaboração de frases, interpretação das músicas. O projeto procura desenvolver temas com finalidade pedagógica, de uma forma leve, prática e interativa. O resultado vão desde desenhos sobre as histórias vistas até discussões sobre o tema da peça.

A vice-diretora da Escola Municipal Elisardo Duarte Neto, Letícia da Silveira Alves, contou que participa do projeto desde 2009. "Todos os anos levamos alunos, às vezes mais de uma vez por ano, e sempre é maravilhoso", explica. "Os alunos adoram". Letícia, que trouxe os alunos para a peça Adolescer destacou que os assuntos levantados no espetáculo são muito falados em sala de aula.

São desenvolvidos sete espetáculos por ano, uma vez por mês, gratuitamente no Teatro do Sesi, com duas sessões: uma pela manhã e a outra à tarde. São convidadas 30 escolas cadastradas (no total são 650, incluindo escolas do interior) por turno. Também participam crianças que estão em outros projetos do Sesi como Atleta do Futuro, Rede Mirim e Novos Horizontes. A média de público é de 2 mil por dia. No dia do espetáculo as crianças são recepcionadas por um personagem, que fará a interação antes do espetáculo e no final. Na primeira parte, ele orienta como eles devem se comportar num teatro e no final, ele faz os agradecimentos e ajuda na interação entre o público e o grupo artístico. Nos 15 anos de projeto, mais de 174 mil crianças assistiram aos espetáculos.

Espetáculos de 2012

A Máquina do Tempo - 17 de abril − 2.434

A Caravana da Fantasia - maio − 1.649

A Cãofusão − 5 de junho − 1.949

Música de Imaginar − 28 de agosto − 2.255

Canto de Cravo e Rosa − 11 de setembro − 2.826

Adolescer − 27 de outubro − 2.200

Jogos de Inventar, Cantar e dançar - 6 de novembro − 1.800

Publicado quarta-feira, 7 de Novembro de 2012 - 0h00