AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555

Relação comercial entre Brasil e Alemanha sai fortalecida do EEBA

Relações Internacionais

Mais de 500 empresários brasileiros e alemães, entre eles o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, participaram do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que terminou nesta terça-feira (26), em Colônia. Para Petry, o EEBA, realizado cada ano intercaladamente em um dos países, é fundamental pois aproxima ainda mais essas duas nações parceiras, grandes mercados comerciais, estreitando o relacionamento bilateral. Além disso, serve como ampliação do conhecimento necessário para a atividade industrial. “A cada encontro se discutem novas relações e novas tecnologias. Aqui na Alemanha é a Indústria 4.0, chamada de smart industry (indústria inteligente) nos Estados Unidos, a manufatura avançada, e no Japão são as smart plants (fábricas inteligentes)”, explicou. O presidente da FIERGS também destacou as discussões referentes aos marcos regulatórios no Brasil, com vistas a gerar segurança jurídica aos investimentos externos.

Parte da missão oficial gaúcha que esteve no EEBA permanece no país europeu. Serão tratadas pautas estratégicas nas áreas de energias renováveis, hidrovias, carboquímica, inovação e metalmecânica. Gilberto Porcello Petry acompanha o vice-governador, José Paulo Cairoli, em visita ao estado de Rheinland-Pfalz (cidade de Mainz) nesta quarta-feira. Haverá apresentações sobre setores econômicos que se destacam em Rheinland-Pfalz e no Rio Grande do Sul. A delegação também visita a empresa Juwi, uma das líderes mundiais em energia renovável, principalmente em projetos eólicos e solares. Em Essen, na quinta-feira, último dia da missão, estão previstas oportunidades de negócios e networking entre o estado de North Rheine-Westphalia e o RS.

ENCERRAMENTO
No último dia de programação do EEBA, o presidente da FIERGS e o vice-governador estiveram no porto de Duisport, em Duisburg. Duisport movimenta um total de 3,7 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), sendo o maior porto de contêineres do mundo. Em reunião realizada em um barco sobre o rio Reno, foi discutida a possibilidade de investimentos no setor de hidrovias no RS e formatado um memorando de entendimento com a Duisport a ser definido por uma comissão composta pela FIERGS e o governo do RS. A comitiva gaúcha foi recebida pelo presidente da Duisport, Erich Staake.

O vice-governador disse que o Estado vê com muita importância o setor de portos e hidrovias, tanto que estava ali acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e dos dois secretários estaduais. Além de Petry, também integraram a delegação no EEBA o vice-presidente da FIERGS Cezar Müller, o diretor André Meyer e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, Carlos Trein. A missão oficial foi organizada pela FIERGS, pela Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre e pelo governo do RS.

Natal, no Rio Grande do Norte, será a sede da 37ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha, em outubro de 2019.

Crédito foto: Marcelo Ermel