Você está aqui

Renex South America reflete o potencial das energias renováveis

Iniciou nesta quarta-feira a Renex South America (Renewable Energy Exhibition), feira internacional que tem sua primeira edição no Brasil, realizada no Centro de Eventos FIERGS até sexta-feira (29). Trata-se de uma plataforma multissetorial com o objetivo de apresentar as novidades da indústria, tendências, inovação, ideias e atração de investimentos para o mercado brasileiro e latino-americano de energias renováveis. Paralelamente à feira, ocorrem rodadas de negócios, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, com apoio da FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), do Programa Al-Invest e da Apex-Brasil.

Na cerimônia de abertura, o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacou que a feira acontece em um momento muito especial para o Rio Grande do Sul e para o Sistema FIERGS. "No leilão de Energia A-3, realizado no dia 18 de novembro, o Estado teve participação recorde, com 37,6% das contratações, o que corresponde a 19 parques de geração eólica", lembrou Müller. Hoje, existem 15 parques eólicos no Rio Grande do Sul, e a perspectiva é que se chegue a 78 parques em 2017. Ele também ressaltou que o Sistema FIERGS, recentemente assinou contrato entre a CEEE, a Ceasa, e o Senai-RS para a construção de uma usina de biogás, que utilizará resíduos da Ceasa, impróprios para consumo, para a geração de energia. "Esses dois fatos não só atestam o nosso apoio às fontes renováveis como conferem ao Estado uma posição de protagonista das novas tendências mundiais", opinou.

Já o diretor-presidente da Hannover Fairs Sulamerica, Constantino Baümle, destacou que a realização da primeira edição da Renex South America, em Porto Alegre, se deve ao fato de "o Rio Grande do Sul ter um projeto para desenvolver o setor de energias renováveis". Ele anunciou que a próxima edição da feira já tem data para acontecer, entre os dias 26 e 28 de novembro de 2014, no Centro de Eventos FIERGS. Para o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, as energias renováveis têm um papel importante na economia gaúcha, pois se o Estado está crescendo ano a ano "é por que, entre outros fatores, a nossa matriz energética acompanha e atende a este crescimento". O vice-governador ressaltou que, até 2017, o Estado terá investimentos acumulados de R$ 73 bilhões no setor.

A abertura oficial ainda teve a participação do diretor do Sebrae Nacional, José Claudio dos Santos, da presidente da Abeeolica, Elbia Mello, e do presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan de Pelegrin.

Publicado quinta-feira, 28 de Novembro de 2013 - 0h00