Representação brasileira participa da Feira de Hannover

A comitiva do Brasil para a Missão Empresarial Prospectiva à Feira Hannover, coordenada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), embarcou para a Alemanha. Serão 110 participantes brasileiros, sendo 53 gaúchos, na tradicional exposição internacional voltada às tecnologias industriais, que ocorre de 23 a 27 de abril. Entre os destaques da edição desse ano está uma ampla programação focada na sustentabilidade.

A FIERGS, por meio do seu Centro Internacional de Negócios, é o responsável nacional pela missão prospectiva. A iniciativa, que ocorre no âmbito do Programa ALInvest, com financiamento da Comissão Europeia, apoio do Sebrae e parceria do Senai-RS, tem como objetivo auxiliar no fortalecimento e na internacionalização das pequenas e médias companhias latino-americanas e na realização de negócios com europeus.

Na programação, a eficiência sustentável, denominada "greentelligence", será a linha mestra de sete eventos especiais em Hannover. Eles irão mostrar como o desenvolvimento e a utilização de produtos ecológicos − resultado de processos e tecnologias verdes − são cada vez mais o foco das atividades empresariais. Paralelamente à feira, o grupo brasileiro participará das seguintes visitas técnicas:

Instituto Fraunhofer IWES - O Instituto Fraunhofer para energia eólica e "sistemas de tecnologias para energia" foi fundado com o antigo instituto para geração de energia solar. Assim, o Instituto oferece hoje toda a gama de desenvolvimento dos materiais até a otimização da rede e da tecnologia de sistemas energéticos, tanto para quem opera em plantas industriais, como para quem as gerencia.

Empresa MAN - MAN Truck & Bus é um dos principais fabricantes de veículos comerciais da Europa, com fábricas em quatro países europeus e na Índia. A gama de produtos abrange desde caminhões para transportes de curta e longa distância, até caminhões para fins civis e militares, ônibus, trabalhando com motores a diesel e a gás para os veículos. Qualidade, técnica inovadora e orientação ao cliente são a base do sucesso por mais de 100 anos.

Empresa CLAAS - Claas é uma empresa dedicada à fabricação de máquinas agrícolas, originalmente de Harsewinkel, North Rhine-Westphalia, na Alemanha. Seu maquinário é vendido mundialmente sob a marca Claas, à exceção da América do Norte, onde a ceifeira-debulhadora é vendida por Lexion Caterpillar. A empresa produz ceifeiras, debulhadoras, tratores, enfardadeiras, cortadores, pequenos arados e ancinhos esparramadores.

Empresa Grohe - Grohe é um fabricante alemão de torneiras sanitárias. Destaca-se pela sua ênfase em dois conceitos: qualidade e design. A empresa também oferece os mais avançados sistemas para economizar água e energia. Seu catálogo inclui chuveiros, torneiras misturadoras, temporizador, termostato eletrônico e sistemas de descarga de vasos sanitários e mictórios e sistemas de instalação de luminárias.

Mercedes Benz - Em Bremen se fabricam as linhas C-Class e Roadster SL e SLK de Daimler Crysler. A fabricação nesta unidade ocorre de acordo com os padrões ambientais altamente sofisticados, preservando recursos e com as tecnologias mais avançadas. A planta em Bremen é a segunda maior da Mercedes no mundo. Em razão da localização geográfica, próxima a todos os portos importantes da Alemanha, o foco está na exportação transatlântica.

Empresa Volkswagen - A fábrica de Salzgitter possui 6.300 funcionários e produz motores para toda a Volkswagen, para os carros Golf, Touran, Passat, Polo e Fox para os 12 e 16-cilindros, limousines de luxo como Audi e Bugatti e marcas da Seat e Skoda. Eles se concentram na produção de motores diesel de 3, 4 e 5 cilindros, cujo consumo é maximamente econômico. A produção em Salzgitter se oriena por padrões máximos em tecnologia limpa.

Publicado quinta-feira, 19 de Abril de 2012 - 0h00