Representantes de empresas são orientados sobre como proceder para aderir ao Siscoserv

O workshop Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) foi realizado, nesta terça-feira (15), na sede da FIERGS. O Siscoserv é um sistema criado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e pela Receita Federal no qual os contribuintes precisam informar todas as suas transações de compra e venda de serviços, transferência de intangível e realização de outras operações que produzam variações no patrimônio, com residentes e domiciliados no exterior. Durante sua palestra, o consultor e professor Lisandro Trindade Vieira orientou os participantes sobre como proceder para aderirem ao sistema e quem é obrigado a fazê-lo.

Em 2014, mais de 25 mil empresas efetuaram registros no Siscoserv e o Rio Grande do Sul foi responsável por 2.264 (972 vendas e 1.292 compras) desse número.  Além do Siscoserv, que passará a ser oferecido pela FIERGS, foram apresentados outros serviços na área de comércio exterior e relações internacionais da entidade, como Certificado de Origem, Declaração de Não-Similaridade e de Único Fabricante.

FOTO: Dudu Leal

FIERGS 16/02/2017 às 16h15
A segunda fase do Projeto Carboquímico Integrado no Estado foi concluída nesta quinta-feira (16) com a apresentação, na Federação das Indústrias do Rio...
FIERGS 16/02/2017 às 15h26
As oportunidades para que as indústrias efetivem estratégias de internacionalização com sucesso precisam de investimentos e acertos.
FIERGS 16/02/2017 às 15h18
O ano de 2017 começa com aumento nas exportações do Rio Grande do Sul.