Representantes de empresas são orientados sobre como proceder para aderir ao Siscoserv

O workshop Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio) foi realizado, nesta terça-feira (15), na sede da FIERGS. O Siscoserv é um sistema criado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e pela Receita Federal no qual os contribuintes precisam informar todas as suas transações de compra e venda de serviços, transferência de intangível e realização de outras operações que produzam variações no patrimônio, com residentes e domiciliados no exterior. Durante sua palestra, o consultor e professor Lisandro Trindade Vieira orientou os participantes sobre como proceder para aderirem ao sistema e quem é obrigado a fazê-lo.

Em 2014, mais de 25 mil empresas efetuaram registros no Siscoserv e o Rio Grande do Sul foi responsável por 2.264 (972 vendas e 1.292 compras) desse número.  Além do Siscoserv, que passará a ser oferecido pela FIERGS, foram apresentados outros serviços na área de comércio exterior e relações internacionais da entidade, como Certificado de Origem, Declaração de Não-Similaridade e de Único Fabricante.

FOTO: Dudu Leal

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.