Reuniões de negócios na BITS impulsionam acordos

Com o objetivo de abrir novos mercados para os empreendedores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Centro Internacional de Negócios da FIERGS realizou reuniões entre empresas brasileiras e internacionais na BITS − Business IT South América, que encerra nesta quinta-feira (12), em Porto Alegre. A estimativa é de que a partir desses encontros sejam gerados mais de US$ 12 milhões aos participantes.

Na Rodada de Negócios Al-Invest ocorreram 489 reuniões entre 59 empresas brasileiras, 32 da América Latina e 25 da Europa, o que deverá resultar em mais de US$ 5,8 milhões em até 12 meses. Entre os países presentes estiveram Alemanha, Bulgária, Portugal, Suécia, México, Romênia, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Os participantes sentaram-se frente a frente para vender e comprar produtos e serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de negociarem parcerias, representações e joint ventures. A maioria tem interesse em softwares e serviços, tais como aplicativos de celular, sistemas para bancos e plataformas móveis. A iniciativa ocorreu no âmbito do Programa Al-Invest, financiado pela Comissão Europeia.

Outro destaque foi a Rodada de Negócios Brasil-Taiwan, onde estiveram dez empresas taiwanesas, 18 brasileiras e cinco da América Latina. O resultado das negociações deverá chegar a US$ 6,6 milhões em um ano. O encontro foi organizado pela FIERGS, através do seu Centro Internacional de Negócios, em parceria com o Taiwan Trade Center do Brasil.

O chefe da delegação comercial de Taiwan, Hank Lin, disse que um dos objetivos do grupo é oferecer todo tipo de componentes eletrônicos na área de informática. Também presidente da empresa Welltech Computer Co, Lin explicou que "o país possui uma excelente tecnologia com preços competitivos e que se ajusta perfeitamente ao desenvolvimento do Brasil neste momento". O empresário enfatizou ainda que Taiwan e Brasil já têm uma relação comercial bastante sólida e que certamente será qualificada e ampliada com o encontro de negócios. Salientou que o país asiático é um importante ponto de oportunidades aos brasileiros devido à sua economia dinâmica e localização geográfica privilegiada.

Igualmente satisfeito, o diretor operacional da Belog, Ricardo Carosio, saiu bastante animado das reuniões. A empresa, de Porto Alegre, atua com importação e exportação no setor de TI. Destacou o acesso a novos produtos e tecnologias que poderá colocar à disposição de seus clientes. A próxima etapa será receber maior detalhamento dos itens oferecidos pelos taiwaneses com quem conversou.

A primeira edição da BITS − Business IT South América teve início na terça-feira, 10 de maio, e encerra nesta quinta-feira (12), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). A BITS é promovida pela alemã Deutsche Messe, por meio de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamerica, e pela Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS). A feira reuniu 215 expositores de 20 países.

Publicado quinta-feira, 12 de Maio de 2011 - 0h00