Rio Oil & Gas 2010 aproxima empresas nacionais e internacionais

O Rio Grande do Sul marcou presença na Rio Oil & Gás Expo, principal evento do segmento na América Latina, encerrado na quinta-feira. Apoiados pela FIEGRS, em parceria com a Rede Petro e o Sebrae/RS, 14 empreendimentos expuseram seus produtos e serviços no estande coletivo das entidades. Outras 11 companhias optaram por espaços individuais. Essa foi a maior presença gaúcha na Rio Oil, que ocorre a cada dois anos, desde 1982. A participação dos empreendimentos possibilitou o fechamento de negócios, além do estabelecimento de parcerias com representantes nacionais e internacionais da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia. A FIERGS, por meio do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia e do Centro Internacional de Negócios, incentivou a aproximação entre expositores gaúchos e delegações estrangeiras, especialmente da Holanda, do Canadá e do Reino Unido. Integrantes das comitivas desses países receberam antecipadamente informações sobre os expositores gaúchos, além de convites para visitarem o estande.

Os segmentos de petróleo e gás vêm ampliando sua representatividade na economia brasileira. A participação no PIB nacional, que em 1997 era de 3%, passou a 10% em 2008. A previsão é que a fatia chegue a 20% na próxima década.

Empresas gaúchas que participaram da Rio Oil

Estande Individual: Altus, Coester Automação, Cordoaria São Leopoldo, Gedore, Higra, Lupatech, Metasa S/A, Rexnord, Stemac, Sulcromo e Wenmazza/Micromazza.

Estande Coletivo: Autotravi B. Plásticos, IMS Power Quality, TMSA Tecnologia em Movimentação, MKS Serviços Especiais de Engenharia, Intecnial, Loewe Equipamentos e Serviços, Ultratestes Inspeções Técnicas, Novus Produtos Eletrônicos, Technotag Tecnologia de Informação por Rádio Frequência, Instor Sistemas de Inspeção Robótica, Device Automation, Arbra Engenharia Industrial, CTMC e Staal Brasil Navipeças.

Publicado sexta-feira, 17 de Setembro de 2010 - 0h00