Seminário apresenta logística holandesa na FIERGS

A consagrada eficiência logística holandesa foi apresentada a empresários e políticos gaúchos nesta terça-feira, na FIERGS. Uma comitiva do país europeu participou de um seminário explicando os motivos e as ações que tornaram o 59º país do mundo em população no oitavo principal centro comercial do planeta, em que 30% da força de trabalho atua na área comércio e logística.

A visita dos europeus é resultado da missão empresarial organizada pela FIERGS em novembro do ano passado e deve gerar resultados para o Rio Grande do Sul, principalmente em relação à reestruturação da rede de transporte do Estado. "Temos um grande potencial se readequarmos o porto da capital e aproveitarmos o que já existe em regiões como Lajeado e Estrela", define o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Muller.

O vice-governador da Província da Holanda do Norte, Jaap Bond, reconheceu que as carências do Rio Grande do Sul na área de transporte são justamente aquelas em que a Holanda pode ajudar, pois tem o know-how. "Nós temos dois portos gigantes: Roterdã e Amsterdã. E queremos torná-los os mais sustentáveis do mundo até 2020. Da mesma forma, vocês também podem melhorar o sistema de transporte de vocês", projetou Jaap.

Para o presidente da Câmara Internacional dos Transportadores e Distribuidores Holandeses, Dirk‘t Hooft, é importante criar uma rede de relacionamentos globais, mas também facilitar os trâmites legais, para atrair os agentes comerciais. "Hoje, nós temos um sistema de alfândega totalmente informatizado, com pouca burocracia e baixa tributação. É isto que nos torna a principal porta comercial da Europa", exemplifica.

Dentro da realidade nacional, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilen Manteli, defende uma profissionalização de gestão, com continuidade a projetos bem elaborados. "É preciso que profissionais ocupem os cargos executivos, porque conhecem tecnicamente a realidade do setor. Este é o nosso primeiro passo, com certeza", afirmou

Publicado Terça-feira, 3 de Março de 2009 - 0h00