Você está aqui

Seminário apresenta oportunidades de negócios na África do Sul

País é o 18º mercado para os produtos gaúchos

Os representantes sul-africanos que estiveram na sede da FIERGS em Porto Alegre para participar do seminário "Fazendo negócios com a África do Sul", nesta quarta-feira, dia 25, fizeram questão de mostrar que o país de Nelson Mandela se remodelou desde 1994, quando o líder venceu as primeiras eleições multirraciais da história local.

Nestes 14 anos, o PIB e as exportações quadruplicaram. Os 47 milhões de habitantes passaram a viver com menos desigualdades sociais na 26ª economia mais industrializada do planeta. "Nos identificamos muito com o Brasil. Assim como vocês, nós estamos no Hemisfério Sul, somos a principal força econômica de nosso continente e somos considerados países em desenvolvimento", explicou o cônsul-geral da África do Sul no Brasil, Isaac Choshane.

Em relação ao Rio Grande do Sul, a África do Sul é o 18º mercado externo, importando US$ 243 milhões em 2007. " Fica claro que trata-se de um mercado em potencial para o Rio Grande do Sul, onde podemos ampliar as relações comerciais, tanto nas vendas como nas importações. Ações conjuntas como esta que estamos realizando sempre são positivas", defende o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller.

O gerente do Departamento de Comércio e Indústria da África do Sul, Yunus Hoosen, ressaltou que o país será a sede da próxima Copa do Mundo e por isso, muitas obras de infra-estrutura estão em fase de planejamento e execução. "Além disto, temos também excelentes oportunidades em três áreas de desenvolvimento dentro do nosso território, onde diminuímos a carga tributária, até mesmo com isenção fiscal em alguns casos", enfatiza.

Veja mais

FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h52
O Senai-RS conquistou ouro (Tecnologia de Midia Impressa – Murilo Antunes da Silva, na foto), prata (Eletricidade Industrial – Gabriel Mendes) e bronze (...
Saiba mais
FIERGS 21/07/2016 às 14h52
Data de 1956 o registro da chegada dos primeiros japoneses ao Rio Grande do Sul, especialmente para atuar na agricultura. Hoje, são 1,8 milhão de...
Saiba mais