AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Seminário discute Relações de Trabalho no Brasil

Relações do Trabalho

Representantes de diversos segmentos industriais do Rio Grande do Sul participaram, nesta segunda-feira (22), do seminário Relações do Trabalho, realizado na sede da FIERGS, em Porto Alegre. O palestrante sobre o tema foi o gerente executivo da Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria, Emerson Casali.

Redução da jornada de trabalho, terceirização e insalubridade foram os principais temas abordados. Segundo Casali, é preciso que o setor empresarial saiba distinguir o ambiente de produção do ambiente de negócios e focar ações práticas de atuação neste segundo ponto. "No caso da produção, há um controle completo por parte da empresa, mas o mesmo não acontece em relação aos negócios. Portanto, é preciso atenção neste aspecto", explicou.

Ao aprofundar questões técnicas dos temas, Casali ressaltou que a coesão social é fundamental para que se crie um clima harmônico nas relações de trabalho. "Nossas leis são inadequadas e burocráticas, o que inibe a convergência de interesses entre setores distintos da sociedade", completou.

O evento foi realizado pelo Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social da FIERGS (Contrab). O coordenador do Conselho e vice-presidente regional do CIERGS, César Rangel Codorniz, ressalta a importância do tema para as empresas. "Diariamente surgem aspectos novos nesta área. Precisamos estar atentos. A própria redução da jornada de trabalho é um exemplo", comentou.