Você está aqui

Seminário mostra importância da Saúde e Segurança do Trabalho

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS, apresentou dia 24 de julho em workshop os resultados obtidos no desenvolvimento de novas tecnologias em Segurança e Saúde do Trabalho (SST), fruto de convênio assinado com um consórcio de instituições canadenses em 2004. "O Sesi-RS está gerando tecnologias em SST, pensando na qualidade de vida do trabalhador e, conseqüentemente, na competitividade da indústria", lembrou o superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa. O evento teve ainda as presenças das representantes do Departamento Nacional do Sesi, Sylvia Yano, e da universidade canadense, Ruerson University, Marsha Mikhail que destacou a importância do trabalho desenvolvido. "Sabemos e apoiamos a preocupação do Sesi em desenvolver serviços importantes para a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria", destacou.

O trabalho conta com três subprogramas. O primeiro desenvolveu um sistema de informações epidemiológicas, tornando o Sesi capaz de coletar, arquivar e analisar dados sobre acidentes e doenças ocupacionais nos ambientes de trabalho, subsidiando programas em SST nas indústrias brasileiras. Estas informações, sob a forma de um panorama nacional em SST, serão publicadas anualmente pelo Departamento Nacional do SESI.

O segundo é um site com informações e divulgação da SST. E o terceiro é a consultoria em sistema de gestão em SST, que ao final de 18 meses deixa a indústria apta a buscar a certificação OHSAS 18001. Este trabalho, feito nacionalmente, teve a adesão dos Sesi do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

A preocupação com a gestão de SST passa a ter importância ainda maior com a aplicação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) a partir de janeiro de 2010, que irá regular o seguro acidente do trabalho.

Campanha

Com o objetivo de alertar as indústrias, o Sesi também está promovendo a campanha sobre Segurança e Saúde do Trabalho, com abordagem nos setores de construção, metalurgia básica, alimentação, montagem de veículos e equipamentos de transporte, plástico, telecomunicações, produtos de metal, máquinas e equipamentos, eletricidade e produção de álcool. As empresas interessadas em obter o material da campanha, que consiste em folhetos para os trabalhadores, para os empresários e DVD para os setores industriais devem acessar o site www.sesi.org.br/campanhasst.

Tags: 

Veja mais

FIERGS 29/03/2017 às 18h38
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) ampliaram a parceria para...
Saiba mais
FIERGS 29/03/2017 às 15h15
Após 33 meses de queda, o Indicador de Emprego da Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (29) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do...
Saiba mais
FIERGS 27/03/2017 às 17h02
A Agenda da Indústria Gaúcha, um documento de 26 páginas com a Pauta Mínima e Projetos Prioritários, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio...
Saiba mais